quarta-feira, 2 de março de 2011

Megadeth - Countdown To Extinction

Countdown to Extinction, lançado em 1992 pelo Megadeth, é um dos álbuns mais votados pelos metalcólatras.



Phantom Lord
Este foi um dos primeiros albuns do Megadeth que escutei, e apesar de passar a me intressar mais por esta banda só após ouvir Rust in Peace (anos depois), a minha primeira impressão era que Countdown to Extinction continha boas músicas.
Após ouvir a discografia do Megadeth pode-se notar a diferença entre seus álbuns... E também é possível entender os motivos (ou alguns dos motivos)... Countdown lançado em 1992 (2 anos após o Rust in Peace) é um álbum mais “comercial”: bem produzido, mais lento do que os trabalhos anteriores, e ainda muito bom... Não sei se o começo dos anos 90 era o momento das bandas de rock pesado/metal lançarem seus álbuns comerciais, mas comecei a conhecer boa parte destas bandas pelos trabalhos lançados nesta época (Black Álbum, Fear of the Dark, March or Die, Painkiller, No More Tears foram todos lançados entre 90 e 92)... Eu poderia dizer simplesmente, que conheci estes álbuns antes dos demais porque foram lançados na mesma época que comecei a ouvir rock, mas vale ressaltar que de todos discos citados, apenas o Painkiller (que não é bem comercial...) e talvez o No More Tears, não foram severamente criticado por fãs-cabeça-dura destas respectivas bandas. Críticas (em sua maioria) idiotas e pirracentas... quem critica álbuns pelo simples fato do álbum ser “comercial” não ouve música... não passa de fã fanático do tipo "torcedor".
Countdown to Extinction é um ótimo exemplo de que a banda pode inovar em sua sonoridade, ser mais “acessível” e ainda manter características da banda com qualidade.
Finalizando... gosto muito das 8 primeiras faixas deste disco, e considero como destaque, o hino headbanger: Symphony of Destruction (parece óbvio citar Symphony of Destruction como destaque, mas esta música merece todo o sucesso que fez).
Nota: 8,7.

The Trooper
3
Ahhh, Countdown to Extinction, o que seria de mim nas minhas viagens diárias na linha vermelha do Metrô sem este álbum e Cryptic Writings no meu mp3 player? Houve um tempo em que eu achava Cryptic o melhor álbum do Megadeth, mas quanto mais eu ouvia Countdown, mais eu ficava em dúvida ... claro que, individualmente, algumas músicas do Rust In Peace são naturais competidoras pelo prêmio de campeão, mas o álbum inteiro, a obra como um todo, estava entre esses dois. Acabei por me decidir pelo Countdown, e eu ainda tento entender porque, afinal, não sou muito fã de lentidão, de falatório, de mudanças de ritmo, por que diabos então eu gosto tanto desse álbum? Pelo clima, pelo peso, Mustaine foi de uma genialidade impressionante neste trabalho, não só ele, toda a banda foi brilhante, passagens de baixo, de bateria, riffs e solos de guitarras, embora não imprimam um ritmo impressionante, se encaixam perfeitamente com os efeitos sonoros, narrativas e a interpretação de Mustaine nos vocais. O maior exemplo disso está nas minhas 2 faixas prediletas, Sweating Bullets e Captive Honour, Mustaine consegue passar toda a loucura que a letra "quer" passar, e as narrações estão muito boas (Venâncio, é em Captive Honour que temos a personificação do famigerado "Nego João": "Boy!...Your soul better belong to Jesus!...Hmmm-mmm cause your ass belongs to me!"), fora que, por todo o álbum, a banda dá o clima para Mustaine fazer o que faz de melhor nas composições: jogar na cara o que a humanidade tem de podre.
Outro ponto principal para mim, é que este álbum dá uma personalidade muito forte para o Megadeth, eu nunca escutei nada parecido, é impossível confundir (mesmo que Mustaine tenha vocais peculiares), você ouve qualquer passagem e fala "isso é Megadeth". Nessa hora em que Mustaine esqueceu sua promessa de fazer algo mais pesado e mais rápido do que Metallica, é que ele criou uma obra-prima, algo único, que se não é uma expressão suprema de riffs e melodias perfeitas, é uma expressão suprema da alma, que não deixa nada a desejar se comparado a sua antiga banda.
Nota :\m/\m/\m/\m/\m/


Metal Kilo
Depois de muito tempo recluso, voltei a dar as caras no blog.... E nada melhor do que voltar para falar de Mega fucking Deth!
Bom, todos sabem que sou suspeito para falar desta maravilhosa banda....... Mas vamos em frente.
Countdown to Extinction foi o primeiro album que escutei dos caras (cortesia de Metal Mercante), que ótima surpresa que tive..... e ainda hoje quando escuto este album eu me surpreendo de como ele é bom. Eu concordo parcialmente com o que foi dito pelos outros Metalcolatras, de que este album é mais comercial..... eu apenas acho que neste album Mustaine abusou (do que seria sua marca registrada) dos vocais falados e não cantados. Me agrada esta característica peculiar, mas sei que não é uma unanimidade. Este album é mais leve realmente se for comparado ao antecessor Holy Wars...... mas não é justo comparar album algum com Holy Wars.
O album já abre com uma bela porrada, Skin O' My Teeth e é seguida pela musica marca registrada do Megadeth..... Symphony of Destruction...... e não é para menos! RIFF extremamente marcante. Melhor musica do album e a mais comercial do album.... Tanto que enquanto esta escutando o album para fazer minha resenha, minha esposa comentou ".... Legal essa música né?....." Seguimos com mais quatro obras primas, Architecture of Agression, Foreclose of a Dream, Sweating Bullets e This was my life. Sweating Bullets é o exemplo clássico de como falar e não cantar...... O album segue com countdown to extinction, High speed Dirt e Psychotron. Em High Speed Dirt (uma das melhores musicas do album em minha opinião), podemos sentir a genialidade de Marty Friedman, um dos guitarristas mais absurdos do Metal. Para fechar o album temos Captive Honour e Ashes in Your Mouth. Resuminto o album é consistente do começo ao fim, sem pontos fracos....... Fase de ouro do Megadeth que inicia com Holy wars e termina com Cryptic Writings.... Excelente album!


Metal Mercante
Countdown to Extinction foi um dos meus primeiros CDs.

Se bem me lembro, foi meu quarto CD, sendo que os dois primeiros foram o “Live after death” do Maiden e o “Ride the Lightning” do Metallica, quando fui comprar o meu terceiro CD o primo do meu pai (grande figura que teve papel importante na minha formação Metaleira) sugeriu que eu comprasse um CD de uma banda chamada Megadeth.

Como eu só possuía essa informação e nada mais peguei o CD que tinha a capa mais “legal” = Youthanasia (depois fui ver que a capa de Rust in Peace é mais legal, mas não tinha na loja) e foi como se um raio me atingisse do céu...

- “Wow...isso aqui é MUITO melhor do que Metallica” - pensei eu coberto com a inocência da minha pré-adolescência, o que me fez adquirir posteriormente todos os outros cds do Megadeth.

“Countdown to extinction” para mim é um cd completamente diferente do seu antecessor “Rust in Peace”, mas não de uma maneira ruim, simplesmente diferente. É um CD bem mais comercial do que os anteriores disfarçado de trash Metal, com suas letras de cunho político/militar e protestos podia ser considerado na época de seu lançamento um “Metal Esquerdinha” em oposição ao CD mais novo – Endgame – onde a banda parece ter mudado sua posição com relação a política.

Se eu fizesse este post a alguns anos atrás eu daria destaque sem pensar para a óbvia “Symphony of Destruction” e para “Skin O’ My Teeth” que são claramente duas escolhas sólidas, porém hoje depois de ter adquirido nível épico em Heavy Metal sou obrigado a mudar meu destaque para “Countdown to Extinction”(faixa título) , sem explicação, escuta lá e depois conversamos...

Nota: Black Álbum + 1



The Magician

Countdown to Extinction é o melhor álbum e “Skin o My Teeth” é a melhor música do Megadeth, e em 1992 a banda contava também com a melhor formação de toda sua existência - com Mustaine, Friedman, Menza e Ellefson.
Para mim CtE é o ponto médio entre o frenético e ultra-agressivo Rust in Piece, e o pesado e mais “dark” Cript Writings , e não apenas cronologicamente, mas sim em sua proposta musical / sonora.
A linha de produção de Riffs e Licks de Friedman/Mustaine continuou afiadíssima; gerando obras marcantes como a ótima Power Ballad “Foreclosure of a Dream”, a explosiva faixa de abertura, a soturna faixa homônima do disco e a atordoante “Symphony of Destruction”, essa que é sem dúvida nenhuma o maior hit da carreira da banda americana.
Na medida em que as músicas se tornam mais pesadas e mais lentas o baixista se destaca em suas frases e consegue acrescentar algo mais ao conteúdo do que no álbum que o precede. Da mesma forma que Rust se mostra um álbum “virtuose” em guitarra, Countdown se mostra mais completo e robusto, não dando a impressão de foco exagerado em algum instrumento específico.
Existem peculiaridades que valem ser colocadas: (1º) a faixa “Sweating Bullets” que a narração sem melodia de Dave caminha sobre as bases de guitarra quebradas até encontrar o refrão (por muito se assemelhar com versos de rap, se tornou em minha opinião a faixa mais fraca do CD); (2º) a faixa “High Speed Dirt” é uma espécie de derivação da primeira faixa “Skin o’ my Teeth” que é tão boa que permite uma “música-clone” que também seja boa sem enjoar; e por fim na própria “Skin o’ my Teeth”, a faixa de abertura, a qual eu ouvi a mais original utilização do pick scratch (técnica que consiste em raspar a lombada da palheta sobre as cordas; normalmente, mas não necessariamente, ao longo da escala) que neste caso lembra o som de um breque na segunda vez que é tocado o riff introdutório.
Disco obrigatório pra qualquer metaleiro que se preze.

Pirikitus Infernalis
Meu conhecimento pela banda Megadeth foi de uma maneira estranha. Eu estava na sexta série e na minha escola todo ano tínhamos que escolher e cantar uma música para o projeto da aula de inglês e um amigo disse para cantar nada menos do que Symphony of Destruction. Peguei o cd e fui pra casa decorar a letra e acabei quase decorando todo o cd. Mustaine no seu melhor!


Poucas bandas possuem uma formação que foi tão endeusada como Mustaine, Friedman, Menza e Ellefson. Essa formação, que lançou os álbums Rust, Countdown, Youthanasia e Cryptic transformou o Mega em uma das melhores e mais conhecidas bandas de metal. Tomando o Countdown como exemplo, você tem tudo de melhor. Desde as composições mostrando o quão lixo podemos ser até a cozinha monstruosa ou os riffs violentos ou os solos memoráveis. Tudo um o que um ótimo cd de metal precisa.

Honestamente falando, eu sou um exemplo de metallicamaníaco entre os álbums Kill ‘em All e And Justice, mas Countdown to Extinction não deve nada pra nenhum deles. Mustaine é um carinha que bebia vodka que nem coca-cola, foi chutado da banda, montou uma banda igual ou melhor a sua antiga e ainda fica chorando. Metallica pode ter o melhor cd metal da história, mas Megadeth é uma banda que, mesmo com todas as loucuras de seu problemático líder, sempre se manteve estabilizada no topo, exceto o Risk (em questão de qualidade musical, claro).

Meu top 3 vai para Symphony of Destruction, Sweating Bullets e Ashes in Your Mouth. Esse cd não possui um ponto fraco.

"Now we've rewritten History, The one thing we've found out
Sweet taste of vindication, It turns to ashes in your mouth"




Venâncio
Megadeth num desce... nem sobe... como postei em

http://metalcolatras.blogspot.com.br/2010/12/megadeth-rust-in-peace.html

Todavia este álbum em particular tem Symphony of Destruction, que sim agrada a meus ouvidos, provavelmente pela similaridade com Instruments Of Destruction do N.R.G. que faz parte da trilha sonora de Transformers: The Movie de 1986, que por sinal possui uma bela trilha sonora com participação até de Weird All Yankovic.

Assim esse álbum fica acima da média usual para o Megadeth.

7 pitus
 

Hellraiser
3Este trabalho do Megadeth é sem duvida nenhuma mais ´´soft´´ do que o que a banda já tinha apresentado até então. 

Porem isso é um problema ?? 

Não !!! 

O álbum é muito bom, e conta com a melhor formação da banda, a mesma que já havia gravado o mega-classico ``Rust in Peace``. 

O Megadeth queria chegar as vias de fato, e ter grande notoriedade, igual seu desafeto, o Metallica com o feito do Black Album. 

Videos Clipes foram feitos para a MTV, tanto de ``Symphony of Destruction`` como de ``Sweating Bullets``. 

E Mustaine conseguiu,..... assim como o Metallica, foi para as rádios, para a MTV e ganhou mais notoriedade, porem seu álbum, apesar de ser mais ´´soft´´, é MUITO bom !! 

Não vou citar outras faixas, ..mas pra mim, todas as outras são excelentes, a dupla dinâmica de guitarristas esta extremamente competente e afiada, Menza como sempre um verdadeiro relógio suíço com a grandeza do Big Ben, e uma a uma, as faixas que chegam encantam e muito ! 

Um grande álbum, ...onde mesmo soando mais (talvez) ``comercial`` a banda soube botar na balança os prós e contras, o peso e a melodia, e ainda assim é excelente do inicio ao fim. 

Nota 8,9

20 comentários:

  1. Mustaine:
    "- Tudo o que vocês tocam vira ouro!"

    ResponderExcluir
  2. Só pra ajudar os neófitos (e ñ me chamem de preguiçosa, porra): ñ esqueçam de fazer aquela coisinha didática de colocar os nomes das faixas... ah, é frescura, eu sei, mas ñ custa nada pedir... O máximo q vcs vão fazer é me mandar tomar no cu msm... Brigadinha!

    ResponderExcluir
  3. É acho que você já sabia mesmo... então vai tomar no cú!

    ResponderExcluir
  4. Pronto, a preguiçosa já baixou o álbum (nova), menos Psychotron pq ñ tinha no 4Shared. Uma salva de palmas à mitigação da ignorância... Ah, Mustaine rosnando aqui em casa... Cêis querem que eu fale o que, chuva no molhado?

    ResponderExcluir
  5. Porra, Joe, vaselina e amor, hahaha! Briga comigo não, tou adorando descobrir os posts... agora, se foi um tomar no cu de amigo, pode...

    ResponderExcluir
  6. Se conseguirmos encerrar a lista de álbuns com 3 votos, possivelmente os próximos álbuns postados terão uma "ficha técnica" completa... com nome dos integrantes da banda na época em que o cd foi lançado, nome das faixas etc... Afinal, há planos para uma votação um pouco mais "pública" e precisaremos mostrar os dados sobre os cds.

    ResponderExcluir
  7. Bacana, Lord. Vcs têm uma enquete ou a gente manda o voto da cabeça msm? (ñ sem antes conferir o q já foi feito, né...)

    ResponderExcluir
  8. não, não...EU sou preguiçoso...se alguém quiser fazer isso que seja o bloglord
    p.s.: tudo entre metaleiros é com amor....rs

    ResponderExcluir
  9. Tá, pessoal, me rendo, continuo vagando pelo tio Google em busca da síntese perdida... com muito amor, claro, hehehe...

    ResponderExcluir
  10. Provavelmente será como uma enquete mas o assunto ainda será discutido... Se acontecer, deve começar daqui uns 2 meses.

    ResponderExcluir
  11. não se preocupe...o bloglord prometeu, vai cumprir...enquanto isso:
    01 Skin O' My Teeth
    02 Symphony of Destruction
    03 Architecture of Aggression
    04 Foreclosure of a Dream
    05 Sweating Bullets
    06 This Was My Life
    07 Countdown to Extinction
    08 High Speed Dirt
    09 Psychotron
    10 Captive Honour
    11 Ashes in Your Mouth

    ResponderExcluir
  12. Acho q descobri qual é o "problema" de vcs: como as resenhas são muito boas o povo ñ quer nem saber se é metal pra caber no blog ou ñ, e indica. Sem balangos, cêis mandam bem bagarai.

    ResponderExcluir
  13. Bem-vindo de volta MetalKilo, que fique bem claro que o gosto musical da sua esposa não é heavymetal, rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado The magician. Eh verdade nao passa nem perto de ser heavy metal.

    ResponderExcluir
  15. Esses tiozinhos aí do blog (pq devem ser daqueles caras bem gordinhos e carecas, metaleiros das antigas) estão fazendo sucesso! Para ignorante como eu, este blog tem sido ótima fonte de consulta e, consequentemente, acesso a ótimas músicas e bandas, naturalmente desconhecidas de um ogro qualquer!

    Parabéns tiozinhos! Pena que a experiência só vem com a idade e logo o mundo deverá ficar livre de vossa sapiência!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  16. Mercante quase acertou a nota: na verdade é "Black Album" + 0,1, ou + 0,2 no máximo.

    ResponderExcluir
  17. Se você ainda vê alguma utilidade nesse blog seja bem-vindo Newtão!
    Na verdade os caras não são tão tiozinhos assim, pelo menos não na idade...

    já na mentalidade tem nego com uns 80 anos aqui!

    ResponderExcluir
  18. Desculpem, esse post foi realmente ridiculo, com direito a erros de português e concordancia...

    zombie mode on...

    ResponderExcluir
  19. *Holy Wars citado por Metal Kilo é o album Rust in Peace.

    ResponderExcluir
  20. Nem tudo que é tachado de comercial é ruim, ...tai a prova !!

    ResponderExcluir