quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Metal Christmas - Os melhores álbuns postados em 2011

A seguir duas listas dos melhores álbuns postados no Metalcólatras no ano de 2011

Melhores álbuns “Clássicos Metalcólatras”


Melhores álbuns indicação Metalcólatra


Metal Mercante


2011 foi um ano de altos e baixos aqui no Metalcólatras, postamos álbums absurdamente bons como o Metal Opera do Avantasia, o Renegade do Hammerfall e o Painkiller do Judas, álbuns esses que acredito serem obrigatórios na coleção de qualquer Metaleiros, porém postamos algumas coisas que não agradaram muito como o Slipknot, A7x e Fear Factory mostrando que o Metal “modificado” pelas novas gerações de americanos só conseguiu incitar a fúria dos Metalcólatras

Dos álbuns indicados, algumas surpresas como Blood of the Nations, Thunder in the East e o Brutal do Dr. Sin foram mais do que bem vindas, talvez não o suficiente para compensar a dor de ter que escutar coisas como os péssimos álbuns citados anteriormente, além de Type O Negative, Narnia e o péssimo, péssimo Dance of Death do Iron Maiden. Espero que em 2012 o pessoal procure indicar álbuns melhores...

Phantom Lord

No primeiro semestre de 2011 tivemos álbuns mais bem aceitos pelos metalcólatras aqui no blog do que no segundo semestre. Basta comparar as notas... Para mim é indiscutível a posição dos 4 primeiros discos na tabela classificatória apresentada neste post.

Vale lembrar que nem todos álbuns receberam notas semelhantes dos avaliadores: Skull Colectors (Hibria) recebeu desde nota 6 até nota 9...

Mas os casos mais extremos de discórdia não estão nestas indicações e sim nos álbuns mais votados...

Esta rústica tabela mostra todos os álbuns mais votados (como os melhores de rock/metal de todos os tempos) desde agosto de 2010 em nosso blog.

Pode-se ver que alguns álbuns com mais votos receberam notas finais inferiores aos álbuns com menos votos...

Entre os álbuns mais polêmicos (ou que tiveram grande diferença de notas entre os metalcólatras) podemos destacar Apetitte for Destruction, Chaos AD e Dogs of War.

No caso do Apetitte do Guns n Roses, o motivo foi óbvio: alguns corneteiros de plantão insistiram que não se trata de um álbum de Heavy Metal, além destes corneteiros terem "algo contra" os músicos da banda... Então o disco acabou com notas bem diferentes... Enfim, isto era esperado.

Chaos AD, com seu vocal urrado não poderia agradar a todos... podemos perceber isso nas notas. (eu mesmo não sou fã deste tipo de vocal, mas acho este bom álbum um caso a parte).

O último colocado entre os discos mais votados, foi o Dogs of War (Saxon), refletindo não só a diferença de gostos entre os metalcólatras, como também a diferença no modo de avaliar entre os participantes do blog: Para mim um álbum muito bom, merece nota superior a 8 (sim, Dogs of War esteve entre os votados por mim), porém temos a ocasional participação de Venâncio, que deu um possível 7,5 para este seu "querido" álbum. De resto, creio que foi só diferença de gosto (duas notas próximas de 7 e outras duas próximas de 5).

Vale citar o último causador de discórdia: Hail to England do Manowar... Também entre os votados (com 2 votos), este disco recebeu desde nota 2,5 até uma nota 10!!

Sim, caro leitor, com notas contrárias como estas, você terá de escutar por si mesmo (que na verdade é sempre a melhor solução para os não preguiçosos). Pode-se dizer que este álbum do Manowar é queridíssimo entre alguns metalcolatras, porém decepcionou outros de nós, pela musicalidade muito simples e produção rústica...

Pois é... sempre voltaremos para aquela frase: Gosto não se discute.


The Magician

Como diria Choro´s - o Steve Vai da Mooca: “Hello my Friends!”

Criamos este post natalino no intuito de sintetizar os acontecimentos de 2011 aqui no nosso blog Metalcólatra. Há de se dizer que para aqueles que acreditam no blog ele está apenas engatinhando, na verdade dando seus primeiros passos, e este foi seu primeiro ano por completo já que o blog nascera oficialmente em agosto de 2010.

De lá pra cá, para os poucos Metalcólatras que ainda se encontram nesse barco foi muito tempo de dedicação e muitas histórias e controvérsias para lembrar. Cada crítico coloca em sua resenha sua concepção particular sobre os diferentes artistas que por aqui passam, e este ambiente de debate aberto provocou acaloradas discussões sobre o “Mundo Metal”.

Nesse Mosh pit de opiniões o caro leitor provavelmente se identificou com um ou outro maluco que posta por aqui.

Algumas rinhas internas colocaram em evidencia assuntos polêmicos do cenário Heavy Metal, como: o confronto Metallica x Megadeth, a qualidade musical do Manowar, o pragmatismo Maiden, o poserismo, o “Metal Genérico”, a reciclagem do metal, a morte do gênero pós ano 2000, os subgêneros não-é-metal, o Nu Metal, o metal “espadinha” e o “Metal-de-Tangas”.

Tais discussões estabeleceram a divisão dos 12 membros em verdadeiras militâncias em nosso backstage, os grupos ergueram suas bandeiras em prol de diversos movimentos de cunho separatistas (se-não-é-metallica-não-é-bom, devotos do Manowar, os Inquisidores, o garimpo metaleiro, metal-corneteiros, etc...).Ainda assim a democracia (também questionada) imperou no final, e foi permitido todo tipo de comparação, exposição, reclamação ou baixaria...

Vale lembrar também o regulamento inicial do blog Metalcólatras; da forma que se dariam as postagens dos CDs para a análise. A cada quinzena o “Blog Lord” - entidade intermediadora - subiria uma sugestão de um dos 12 membros Metalcólatras junto a um CD com até 3 votos da lista dos “melhores álbuns de todos os tempos do Rock/Metal” criada por estes mesmos membros na fase inicial do projeto, sendo que os demais álbuns dessa lista – aqueles com 2 ou menos votos – se digladiariam na “batalha das bandas” por um lugar no palco dos metalcólatras.

O fato é que a batalha das bandas não se concretizou da forma que propusemos, e o cronograma também sofreu algumas modificações.

Disponibilizamos também, após algumas parametrizações básicas, uma lista de notas e ranking dos álbuns postados, para melhor dar suporte ao metal-blogueiro que busca por dicas do cenário-metal.

Gostaria de lembrar que em 2011 tivemos ótimas apresentações aqui no Brasil que tive a oportunidade de conferir, Blind Guardian (resenhado no link “futilidades”), Judas Priest, Whitesnake e Iron Maiden fizeram apresentações dignas.

Por fim gostaria de apresentar e fazer uma rápida análise sobre alguns dados do nosso site.

Até este exato ponto tivemos 46 postagens de álbuns e 2 postagens especiais (Metal Christmas e Dia do Rock), que começou no dia 1 de janeiro de 2011 com Type O Negative – Bloody Kisses e termina agora com Savatage – Wake of Megellan, o que nos dá uma postagem há aproximadamente cada 13 dias.A partir deste ponto o pior avaliado pelos Metalcólatras foi justamente o disco do Type O Negative – Bloody Kisses e o melhor Avantasia – The Metal Opera (lembrando que nem todos os críticos participam da apuração de notas).

Sobre os acessos/visualizações por mês seguem os gráficos dos “picos” de acesso e o geral de acessos, a partir de janeiro de 2011:


De dia 1 de janeiro de 2011 até 30 de novembro tivemos 16.584 acessos com uma média mensal de 1.507 ou 50,25/acesso dia.

Sobre os dados de visualização de posts vale dizer que em 2011 surgiu aqui o nosso campeão disparado de acessos – o Black Álbum do Metallica, conforme segue:

No entanto ao considerarmos a quantidade de acessos levando em consideração a data em que os CDs foram postados (Média/dia) o quadro muda ligeiramente:



Após este panorama estatístico esperamos que em 2012 bons álbuns passem por nosso blog, e que o cenário em geral cresça e nos apresente ótimas novidades, seja por meio dos “dinossauros” ou de bandas iniciantes.


4 comentários:

  1. Manowar foi vítima de picuinha...

    O 8.3 do Accident of Birth do Bruce também ficou estranho...

    ResponderExcluir
  2. Há quem diga que tua nota para o Chaos AD também foi picuinha, Mercante.

    Eu pensei em postar algo sobre as resenhas contraditórias e/ou pouco esclarecedoras, mas o texto ficaria muito longo e desnecessariamente polêmico.

    ResponderExcluir
  3. Phantom, embora a comparação entre os álbuns mais votados e suas respectivas notas parta de um principio lógico conciso temos que lembrar que a quantidade de Metalcolatras que criaram as listas de mais votados é bem diferente da quantidade de Metalcolatras que formam a bancada de notas dos CDs.
    Talvez se todos dessem notas estas "distorções" de coerência seriam atenuadas.

    ResponderExcluir
  4. Disponibilizei os gráficos de visualização por álbum na página "Futilidades";

    * Todos os dados foram extraídos do blogger.

    ResponderExcluir