quarta-feira, 13 de julho de 2011

Running Wild - Black Hand Inn


O álbum Black Hand Inn, lançado em 1994 pelo Running Wild foi escolhido por votação aberta na disputa entre este e Powerslave.



Phantom Lord

No fim dos anos 90 apresentaram-me a banda Running Wild através do cd Black Hand Inn. Ainda me lembro de como fiquei impressionado com as faixas Black Hand Inn, Soulless e Fight the Fire of Hate. Era época de conhecer novos trabalhos de heavy metal (sair do arroz-feijão, quer dizer metallica-maiden) e este álbum do Running deu uma forcinha... ao lado de Louder Than Hell, Tunes of War, Ozzmosis, Reunion e Renegade, o Black Hand Inn me ajudou a perceber a amplitude deste gênero musical. Porém me lembro que achei as outras músicas do cd meramente complementares e aparentemente repetitivas.
Anos depois ouvi a música Metalhead na rádio (o velho Backstage...) o que me despertou o interesse pela banda novamente... Ouvi mais dois álbuns de estúdio e uma coletânea (esta via Julião)... encontrei algumas músicas boas, mas notei que havia uma generosa dose de repetividade pela discografia do Running Wild.

As músicas do Black Hand Inn seguem um padrão de ritmo consideravelmente acelerado e ainda que muitas delas sejam semelhantes entre si, o trabalho como um todo ficou muito bom.

Enfim, com o passar do tempo, ouvi o Black Hand Inn do Running Wild várias vezes e concluí que este é um dos melhores discos de “metal-redundante” ou “metal-repetitivo” de todos os tempos. Creio que seu único ponto fraco seja a prolongada faixa Genesis.
Nota 8,0.



The Trooper
3
Eu tenho um certo problema em analisar bandas como Running Wild, Motorhead e Ramones, não tenho paciência para ouvir 1 hora de músicas quase iguais. Quando ouvi Mondo Bizarro e Inferno, fiquei positivamente impressionado pelas bandas terem saído de seu padrão, mas não ouvi nada assim do Running Wild ainda.
Sobre Black Hand Inn, eu não sei porque exatamente, não me chama a atenção. Talvez seja o vocalista, talvez o ritmo empregado pela bateria em todo o trabalho, embora as músicas individualmente sejam razoáveis. Acho que posso usar a frase da avó do Julião para Running Wild: "muito ajuda quem não atrapalha".
Meu destaque vai para a capa, muito boa (embora o maluco da esquerda pareça o Harrison Ford), algumas letras bem interessantes e a faixa Freewind Rider (a que mais sai do padrão).
P.s.: Magician, a faixa Genesis é um resumo daqueles seus dvds sobre U.F.O.s.
Nota: 6,7


Metal Mercante
Black Hand Inn, uma das maiores surpresas do metal para mim.
Não consigo me recordar direito de onde foi que surgiu esse cd na minha vida. Duas hipóteses, ou foi o Metal Kilo que apareceu com isso não sei da onde ou foi em um daqueles cds que meu pai comprou na Sta. Ifigênia com 500 músicas de Metal (onde duas são boas...)

De qualquer forma, assim que ouvi pela primeira vez a música “Black Hand Inn” fui imediatamente a Galeria do Rock comprar esse cd pra mim e fiquei mais impressionado ainda.

Esse é um daqueles cds em que “os caras estava, inspirados”, não consigo encontrar pontos fracos e todas as músicas são grudentas no formato padrão sem firulas nem nada. O Running Wild vai direto ao ponto nesse álbum.

Outra coisa que gostei bastante é o trabalho da guitarras, não por ser técnico ou rápido e sim por causa dos Riffzinhos repetitivos no melhor estilo Iron Maiden que todos nós adoramos. Riffs esses dignos de um “Ô o oooo Ô, Ô o oooo Ô... Ô o oooo Ô” em uma versão ao vivo, escute esse cd algumas vezes e você entenderá...

Falando em “Ô o oooo Ô, Ô o oooo Ô... Ô o oooo Ô”, além das músicas absurdas que se encontram nesse cd como Black Hand inn, Dragonmen, Freewind Rider e Powder and Iron tem a “maldita” música “Genesis” com um dos Riffs de guitarras mais grudentos que existe. Por várias vezes enquanto re-escutava este cd para o blog eu me pegava cantarolando ou assobiando esse riff, simplesmente animal...

The Magician

Pra variar os Metalcólatras que escreveram anteriormente foram direto ao ponto: repetitivo e inspirado.

Prefiro chamar o repetitivo de consistente, daí concluímos que Black Hand Inn é realmente um grande álbum.

O CD é uma barulhada incessante e a peteca não cai, e esse pragmatismo sim é uma característica do verdadeiro genuíno Power Metal alemão. Sem preciosismo em excesso e sem experimentalismo o material não necessita de ouvidos exigentes para sua apreciação, basta que se admire o velho e bom som pesado de guitarras distorcidas, vocal semi arranhado e bateria frenética.

Ainda por cima podemos distinguir entre as músicas algumas criações singulares e super-inspiradas como “Soulless” e “Fight the Fire of Hate” e outras que se destacam embora não tenham sido criadas no mesmo lampejo de criatividade que as outras duas citadas, como: “Black Hand Inn”, “The Phantom of Black Hand Hill” e “Dragonmen” (aliás quem criou a cavalgada na guitarra é um gênio, o galope da palheta sobre os bordões salva QUALQUER música, só não deve salvar axé...).

As músicas dão bastante foco às guitarras (inspiradas) e vocal, mas a bateria também sobra, e o baixo completa o conjunto com o básico do básico. O som geral possui certas limitações técnicas, o que não chega a ser um empecilho para o bom resultado final do trabalho em questão.

O que de fato importa é que na contramão dessas características de acessibilidade e de fácil digestão já citadas, estão os fatores de repetição que desgastam o som. Os guitarristas não exploram sets de distorções variados e o vocal de Kasparek é limitado e poluído com ecos, sem grandes variações tonais ou de texturas.

Esses pontos fracos não seriam percebidos..., não se o CD fosse mais breve e não somasse o total de uma hora e cinco minutos, que acabam “sublinhando” essas falhas.

Em suma o álbum é fácil de gostar e fácil de enjoar.

Eu diria que o CD “Black Hand Inn” seria uma boa pedida em uma festa-metal ou como som de fundo em casa de shows durante os intervalos. Com exceção de uma ou duas faixas, a cadencia acelerada se vicia, e amarra uma música à outra.

Black Hand Inn é um produto pirata... mas um produto pirata de qualidade!

Nota: 7,5 ou \m/\m/\m/\m/



Pirikitus Infernalis

Um cd que só eu e Venâncio votamos, mas conseguimos a vitória. Como disse o Phantom Lord, um dos melhores cds redundantes da história do metal.

Cheguei até esse cd pela música Under Jolly Roger, um dos hits da banda. Achei aquela música sensacional e fui atrás da banda, que não é tão sensacional assim, mas proporcionou aos fãs do gênero uma extensa lista do bom e puro pirate heavy metal.

O som dos caras segue uma pegada power alemão, típica de Grave Digger e Rebellion, com uma base muita forte e sem muito espaço pra farofada. Todas as músicas são muito empolgantes, porém ouvir uma trás da outra complica as coisas. Eu que geralmente vou ouvindo no trabalho, sempre perdia minha atenção e quando via já tinha passado umas 3 músicas que eu tinha que voltar.

É aquela coisa, se colocar um cd inteiro para ser a trilha de fundo de um churrasco, logo ela se tornará nula, porém se colocar uma música do Running Wild no meio de uma lista de metal melódico, teremos um “Acenderê”!

A trinca de ouro fica por conta de Black Hand Inn, Fight the Fire of Hate e Dancing on the Minefield. O ponto fraco fica pela extensão da música Genesis, que não possui uma força para prender a atenção do ouvinte durante os seus 15 minutos.

Nota: 8




13 comentários:

  1. Nussa 6,7???

    Pusta chute no baço do RW!!!

    ResponderExcluir
  2. É comum as bandas que seguem suas fórmulas rigorosamente gerarem reações como a do Trooper.

    Porém tenho que discordar que Freewind Rider seja a mais diferenciada. Em minha opinião este "título" vai para Fight the Fire of Hate que parece ser mais lenta do que a maioria das músicas do Black Hand...

    ResponderExcluir
  3. Para um cara que se "chama" Trooper e usa um avatar bem conhecido por todos nós, reclamar de músicas semelhantes é quase que um Paradoxo...

    - "Iron Maiden, fazendo sucesso com músicas quase iguais desde 1975..."

    ResponderExcluir
  4. Discordo de você, a maioria dos melhores álbuns do Iron Maiden não possuem várias músicas que parecem a mesma, dá para diferenciar facilmente uma faixa da outra (pelo menos para mim).

    ResponderExcluir
  5. 6,7? Ouch!!!

    E Iron Maiden é uma das bandas mais com elementos mais característicos dentro do metal. Tocou a música, você sabe que é maiden (principalmente depois que eles viram que esse esquema faz sucesso...)

    ResponderExcluir
  6. Há de se comentar sobre a rodinha destruidora embalada por "Black Hand Inn" no meio de um churras dos Metalcólatras no interior de SP...

    Backstab no Mercante!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. "O CD é uma barulhada incessante e a peteca não cai, e esse pragmatismo sim é uma característica do verdadeiro genuíno Power Metal alemão."

    hummm...Helloween (atual), Gamma Ray e Blind Guardian não são tãããooo pragmaticas assim, mas eu entendo o seu ponto...

    ...

    Péssimo trocadilho com "produtos piratas"...

    ResponderExcluir
  8. O trocadilho reflete minha deficiência neste post sobre citar a temática da banda...

    Sobre o pragmatismo e suas referências: sou bastante reticente em classificar toda a discografia do Helloween como “Power”, acho que boa parte é bastante melódico (ou speed) para ser qualificado assim, e Gammaray então nem se fala – não é power! Já o Blind é bastante pragmático, o problema às vezes é a inspiração mesmo.

    ResponderExcluir
  9. O que o Pirikitus citou faz muito sentido, se durante uma lista de heavy metal (qualquer), surgir uma música do Running Wild, acho que ela se destaca bastante. Individualmente elas parecem chamar mais a atenção dos "ouvintes".

    Aconteceu há um tempo atrás em casa: Depois de tocar músicas de diversas bandas em meu pc, começou uma do Running Wild(se não estou enganado foi Metalhead do cd Masquerade), um ou dois figuras interromperam o que estavam falando
    pra "comentar" a música.

    ResponderExcluir
  10. Nenhum album do Maiden supera Black Hand Inn, Death Or Glory, Port Royal, Branded & Exiled, Gates To Purgatory, Masquerade....

    ResponderExcluir
  11. PANTHON LORD Genesis é um classico e quando se ouve Rw se sabe q é RW como ramones e motorhead ,sempre se encontra grandes guitarras e tudo q uma grnde banda de metal tem q ter rw é unico

    ResponderExcluir