Faixas: 1-Crazy Hore; 2-Overlord; 3-Parade of the Dead; 4-Darkest Days; 5-Black Sunday; 6-Southern Dissolution; 7-Time waits for No One; 8-Godspeed Hellbound; 9-War of Heaven; 10-Shallow Grave; 11-Chupacabra; 12-Riders of the Damned; 13-January.
Phantom Lord
Porque ninguém resenhou este álbum ainda?
Será que caíram no sono durante a audição?
Black Label sempre me pareceu uma banda promissora que forjou uma identidade facilmente reconhecível de rock/heavy metal inspirada em trabalhos de Ozzy Osbourne e da banda Alice in Chains... Promissora a ponto de lançar umas músicas bem interessantes, mas álbuns, de certa forma, entediantes.
Em minha opinião isto acontece com várias outras bandas, que eu e alguns outros metalcólatras taxamos de "banda de coletânea". Mas porque isto aconteceu com o Black Label Society?
Não há uma fórmula mágica ou resposta definitiva que explique isto, pois no fim sempre será principalmente uma questão de opinião pessoal. Ao meu ver, o timbre limitado de Zakk Wylde e os artifícios de sempre nas guitarras são alguns dos fatores que condenam esta banda às "terras das coletâneas".
Este álbum, até que chama atenção no início, principalmente das faixas 1 a 3. Depois surge uma balada, umas porradas, balada, porradas e balada, porradas e... ... Há algo muito dispersor neste álbum, e provavelmente em todos discos desta banda... Enfim, acho que já citei isso: o principal dispersor de atenção do Black Label Society é o vocal.
Concluindo, ouvi o disco do início para o fim, do meio ao início, de trás para frente, aleatoriamente etc... E posso (re-) afirmar que as 3 primeiras músicas são as melhores do Order of the Black.
1-Crazy Horse 7,7;
2-Overlord 7,3;
3-Parade of the Dead 7,4;
4-Darkest Days 6,2;
5-Black Sunday 7;
6-Southern Dissolution 7,1;
7-Time waits for No One 6,4;
8-Godspeed Hellbound 6,8;
9-War of Heaven 7,1;
10-Shallow Grave 6,3;
11-Chupacabra -;
12-Riders of the Damned 7;
13-January 6.
Nota Final: 6,5
P.S.: O fato mais interessante que posso citar na resenha deste disco é que após mais de 4 anos de blog, este é o "meu primeiro" 6,5...
The Trooper
Complicado escrever sobre este trabalho. Ele está longe de ser ruim, mas também não pode ser classificado como bom. Nota-se a influência de Ozzy sobre Zakk Wylde, alguns trechos de músicas são cantados de forma muito parecida ao que Ozzy faz, e ele elevou a um novo patamar o gosto do velhinho por baladas, quebrando a regra mais importante do heavy metal: nunca coloque mais do que duas baladas em um álbum!
Além disso Zakk abusa da simplicidade dos riffs na maioria das músicas (ok, eu disse que gosto de músicas simples também, mas aqui, o guitarrista coloca um riff "megaestúpido" que chama outro, mas esse outro não vem. Com sorte, no meio da música ele bota outro riff louco, mas isso nem sempre acontece em Order of The Black). Essa falta de diversidade de riffs somada a falta de variação dos vocais torna o álbum cansativo. Talvez se OotB tivesse metade das faixas (cortando aí duas baladas como Darkest Days e Time Waits For No One), isso não acontecesse.
Enfim, é um álbum que dá pra ouvir de vez em quando. Destaque para Godspeed Hellbound (lembra um pouco A7X O.o), Crazy Horse (a melhor do álbum), às distorções em todas as faixas e à algumas letras muito boas.
Nota: \m/\m/\m/
p.s.: Order of The Black lembra um pouco Black Sabbath, Ozzy solo e rock clássico, mas falta contundência.
The Magician
Uma das minhas missões como Metalcólatra é trazer para a discussão do site bandas ou trabalhos que por um motivo ou outro tiveram grande repercussão para o público metaleiro em geral, e em cima dessas resenhas dar a possibilidade de explorar quais são, afinal, os fatores que influenciam para sua popularidade.
Fazer isso com grandes trabalhos do HM é entender um universo complexo formado de uma infinidade de partes, por completo, e é também um modo de oferecer uma compreensão sobre as várias abordagens dos gêneros do Metal. Foi por isso que fiz questão de colocar alguns exemplos de trabalhos respeitadíssimos aí fora, que poderiam simplesmente ser ignorados (por ignorância ou arrogância, ou os dois ao mesmo tempo) por alguns membros do blog; alguns exemplos: "Season in Abyss", "Black Metal", "In the Shadows", "Bloody Kisses", "Dream Theater", "Sonic Firestorm", "Brave New World"...
A bola da vez é Black Label Society (ou apenas BLS), a já famosa banda de Mr. Z.Wylde; e dá pra dizer sem medo de errar que o grupo de "Groove Metal" é um daqueles responsáveis (no sentido figurado) por tocar o bumbo para dar o ritmo ao Metal pós 2000. Ou seja, é de fácil aceitação que o BLS tem uma imagem muito bem retocada para o público Metaleiro comum, quando na maioria das vezes que empresta seus sons para abertura de outros shows ou para discotecagem de casas de Rock, é muito bem recebido, obrigado.
Além disso, está muito comum ultimamente trombarmos com o símbolo da banda estampado em camisas por aí... e por uma quantidade crescente de seguidores de Zack e sua trupe. Resumindo, no geral a banda é bem conceituada e vem recrutando novos fãs a cada ano.
Contudo, eu sempre tive dificuldade de conseguir uma análise aprofundada da qualidade real do BLS, e isso sempre me deixou curioso. De certa forma, ainda que estivesse conversando com caras que são realmente fãs da banda americana, eu não conseguia enxergar empolgação daqueles que comentavam seus trabalhos, é como se a impressão geral fosse: "BLS é muito louco... e só..."
Esse fato, e a informação de que "The Order of the Black" seria o trabalho mais consistente do BLS, resultaram naturalmente nessa postagem, que proporcionaria minha própria análise dos caras sobre o trabalho que mais carrega suas principais características.
E lá estava eu depois de algumas horas pensando: "BLS é muito louco.... e só isso." Oras, riffs pesados e legais, vocal e assinatura de timbres instrumentais bem originais característico, baladas e faixas arrasa-quarteirão distribuídas, ótimos solos de guitarra, alguns refrãos cativantes.... qual poderia ser o problema do Black Label????
E lá estava eu depois de algumas horas pensando: "BLS é muito louco.... e só isso." Oras, riffs pesados e legais, vocal e assinatura de timbres instrumentais bem originais característico, baladas e faixas arrasa-quarteirão distribuídas, ótimos solos de guitarra, alguns refrãos cativantes.... qual poderia ser o problema do Black Label????
Fiquei meio decepcionado, pois me senti obrigado por um momento a dizer que BLS é muito bom, mesmo sem achar o álbum em questão muito bom, e pior ainda, sem ter uma "química" com o material apresentado que de uma forma estranha parece não ter "alma".
Pois bem, ao ler as críticas dos membros do blog procurando por pontos que justificassem também minha própria crítica, só pude reconhecer impressões pessoais de cada um deles: "muitas baladas", "riffs estúpidos", "entediante"..., ou seja, nada que justificasse uma nota medíocre como =~6. Inclusive quase me rendi à seguinte expressão do post do Phantom Lord acima:
"Não há uma fórmula mágica ou resposta definitiva que explique isto, pois no fim sempre será principalmente uma questão de opinião pessoal."
Só que a sabedoria meu amigo, se alimenta do tempo...
E o tempo (algumas semanas de reflexão e comparações) me fez perceber o problema do BLS.
Zack Wylde é líder, compositor e criador do "Black Label Society", que conforme seus fãs (corretos nessas colocações) não se apropria de trabalhos já "impressos" em sua parceria com Ozzy, e muito menos percorre as tortuosas trilhas utilizadas por outros guitarristas virtuoses do passado, se afogando em um mar de solos de guitarra. Porém tudo na banda orbita ao seu redor em um universo "Zackiocêntrico", atuando sob um campo gravitacional onde os elementos seguem primeiramente sua voz, que puxa sua guitarra, que depois puxa todo o resto.
E você ingenuamente me perguntaria: mas não deveria ser assim???
Claro que não!!!! Mustaine admitiu que o auge de seu trabalho começou após deixar de centralizar as coisas e libertar dos grilhões a criatividade dos demais membros à partir de "Rust in Peace", da mesma forma que Bruce Dickinson fez em "The Chemical Wedding". É à partir daí que nasce uma banda de verdade.
Destaques para "Parade of Dead" e "Riders of the Damned"
Nota 6,4 ou \m/\m/\m/.
p.s: Zack não deve ter percebido que a carreira de Ozzy foi um mega sucesso devido principalmente ao fato de ter deixado a criatividade de seus guitarristas voar sem restrições...
Mano... legal mas chato, estilo musica de fundo...
5 pitus
Alterado 25/11/14 - Tá, me forçaram a escrever... Este álbum não passa de uma vitima da necessidade, antes de tudo essa obra é o ganha pão de pelo menos umas 50 pessoas (chutando)... assim temos uma obra que é ruim? não! é boa? não! está na zona de conforto de seus interpretes? sim! e ai reside a resposta do motivo de ser meia-boca.... ela não arrisca em nada e garante que o cliente não vá reclamar... uma obra vitima do medo... sentimento este transmitido pelos integrantes da banda ao decorrer do disco, e isso é justamente o que o afasta de ser algo mais
PS: não uso drogas
Hellraiser
Bom, vamos la com a pequena resenha deste disco da banda comandada pelo gigantesco Sr. Wild.
Eu gostaria muito de chegar aqui e escrever que essa audição mudou minha concepção sobre a banda, ....infelizmente não, ....mas no resultado final eu achei um álbum até que escutavel, .....e se caso isso serve como ponto positivo, ....não vou deleta-lo dos meus arquivos, ...mas ........
Sempre existe um ¨mas¨!!
O disco não empolga tanto, apesar de ter alguns sons até que bem legais, ...caso das faixas 2, 3, a otima 8 e a 12, ....alguns razoáveis, como as faixas 1, 5, 6 e 9, ...mas fora isso o ouvinte se depara com as tais ¨baladas¨, no caso as faixas de numeros 4, 7, 10 e 13 e a desnecessaria faixa 11, ...ai a coisa fica feia, ...
poxa precisava de tanta assim ????
......esse cara grandão barbudo e com cara de mal, deve estar na fossa, ...só pode !!!!!!!!!!
Um outro detalhe que na minha opinião não deixa o álbum ser melhor, é a voz do grandão la, ....uma certa copia mal feita do seu mentor Ozzy Osbourne, .....
lembra de mais a voz do Madman, e o frontman do Sabbath já não canta tudo isso, .... imagine a copia. Bom um álbum mediano, que poderia ser até um pouco melhor se o Zack Wild não fosse um cara romanticuzinho como descobri que é !!
Destaque para a faixa 8 !!!! ( balancei a cabeça nela )
Nota 6,0
Metal Mercante
Ô cdzinho mais difícil de resenhar…
Primeiro vamos falar que estes últimos meses tem sido os meses do simulacro no Metalcólatras…Tem aparecido algumas cópias de coisas antigas, mas como todo bom simulacro, essas cópias nunca são tão boas como o original…
Falei um pouco sobre isso no meu post do Crystal Eyes, mas diferente do mesmo, desse aqui eu não gostei muito não…
Eu fico imaginando os gênios das gravadoras pensando…Pô, o cara tocou com o Ozzy, ele é muito bom, os fãs o adoram. Vamos montar uma banda com ele…Só que igual ao Ozzy…É o mesmo raciocínio que gera as continuações de filmes, expansões de jogos, spinoffs e etc. Faz um belo sentido financeiro, mas é muito comum em desagradar os fãs…
Alguém lembra de “Esqueceram de mim 3” ou “American Pie 4: Band Camp”??? Pô, fazer um Esqueceram de mim sem o Macaulay Culkin ou um American Pie sem o Stifler é a mesma coisa que essa bandinha, é um Ozzy sem Ozzy…Precisa ser no mínimo um DIO para se comparar (mas isso é uma discussão para outro dia…)
Existem alguns outros elementos que me incomodam que vão desde o vocal que me parece artificial demais (alguém que conheça mais música que eu pode, por favor, confirmar isso), as distorções das Guitarras e as músicas lentas. Consigo dar um destaque para Crazy Horse, só…
No final das contas esse cd não é ruim, ele é só extremamente mediano em todos os sentidos…
Nota 5,5
Esqueci de citar em minha resenha: O elevado número de faixas (13) e as 4 (!) baladas do álbum ajudaram a dispersar a atenção deste ouvinte aqui algumas vezes...
ResponderExcluir4 baladas é pra acabar com a paciência de qualquer um...
ExcluirTu ainda foi generoso com esse genérico...
ResponderExcluirTo com medo de botar isso ai pra escutar, ....nem baixei o arquivo inda, ...acho q vou ser um dos ultimos a resenhar essa perola
ResponderExcluirAinda sim Magician, existe o componente subjetivo que o Phantom citou. Afinal tem bastante gente que gosta de BLS, e tirando algo como "modinha" da pauta, essa galera deve curtir o tal som centrado no Zakk.
ResponderExcluirAh sim... isso não impede que seja um álbum mediano, eu mesmo dei 6,4... não é uma nota disgramada...
Excluirmas o que quis dizer é que para que Z.W. e sua banda deslanche, precisa de participação efetiva dos demais membros.
Ei!.... Não mexam nas minhas notas
ResponderExcluirAvacalhada sua resenha Venâncio... mas não mais avacalhada do que as resenhas do Mercante com o selo "Genérico"... por isso, válida.
ExcluirE a nota também.
Mano, "muito extensa e complexa" essa resenha do Venâncio, até merece o selo Mercante de qualidade... Mas o importante é que o blog é democrático hahah
ResponderExcluirPosso resenhar os dois ultimos albuns por esse padrão do Venâncio ??
ResponderExcluirkkkkkkkkk
Pode sim, Hellraiser. Esta resenha tá no limite de nossa democracia. heheh
ExcluirVenâncio!!! Você usa drogas, certo??? kkk
ResponderExcluirUsei uma técnica apurada de audição hoje (pulei todas as baladas) e posso afirmar que eu daria uma nota maior se essas "faixas-chatice" não existissem, provavelmente 6.9 ou até mesmo 7! O.o
ResponderExcluirO bom da era digital é justamente isso, ....vc pode pegar um arquivo, ...deletar todas as 4 baladas e mais aquela faixa 2 ridicula e ai gravar um CDR com as musicas realmente legais, ...e quem sabe resenhar ele com nota 6,5 !!!
ResponderExcluirEITA PERAI !!!!!!!
ResponderExcluirAquela sequência das musicas que o Phantom postou é a correta ?????
Se for FUDEU !!!!
Meu arquivo tava com a ordem das musicas trocadas, e eu marquei elas na minha resenha pelo numero delas ( segundo o meu arquivo ) e não pelo nome !!!!!
Faixa 5 é Black Sunday mesmo Hellraiser, confere aí...
ExcluirConcordo com a critica à Wylde, o cara é metido a mauzão, fica batendo no peito igual ao King Kong e toca com a mão "sangrando" no show do Ozzy, pra ficar choramingando nessas musiquinhas bibas...
Pois é, ... o gigantão from Hell chorando pela amada, kkkkk
ExcluirQuanto a sequencia das musicas vou confrontar e acerto meu post até depois de amanhã, ...caso esteja errado mesmo
Numero das faixas ja corrigidos, caso alguem queira confronta-las com as das demais resenhas.
ResponderExcluirO que significa as letras S M D F no símbolo?
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