segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Enforcer - From Beyond

 O álbum From Beyond lançado pela banda Enforcer em 2015, foi escolhido por Pirika para análise.


Faixas: 01 - Destroyer; 02 - Undying Evil; 03 - From Beyond; 04 - One with Fire; 05 - Below the Slumber; 06 - Hungry They Will Come; 07 - The Banshee; 08 - Farewell; 09 - Hell Will Follow; 10 - Mask of Red Death.


Pirika

Uns anos atrás ouvi sobre o movimento NWOTHM de bandas recentes que faziam os sons da antiga, som esse que fez todos nós gostarmos do nosso querido metal. Fiquei um tempo relutante até a curiosidade bater mais alto e nessa deu para descobrir várias bandas legais e entre elas estava o Enforcer, a banda que mais me supreendeu até o momento.

O Enforcer faz um speed metal oitentista muito bom, o vocal cai aqui como uma luva para o estilo mas o que mais chama a atenção são a dupla de guitarras que misturam os riffs porradeiros com uma parte mais melódica com uma inspiração foda.

O cd flutua entre faixas mais speed (Destroyer, One With Fire, Hell Will Follow) e faixas mais cadenciadas (From Beyond, Below the Slumber, Mask of Red Death), geralmente cadenciando ambos elementos no cd como um todo.

Se não me falha a memória esse é o primeiro cd de NWOTHM a cair no blog, o que serve apenas para sempre nos reforçar que o bom heavy metal continua firme e forte por aí.


Top 3: Undying Evil, Below the Slumber e Mask of Red Death. Shame Pit: The Banshee.

Nota: 7,7

"A trembling ride down under
On a cloudy lane
I stand below the slumber
For all time to come"


The Trooper
3
Mais uma resenha hiperatrasada, perdão, é difícil juntar energia mental para fazer essas resenhas extremamente complexas e bem-feitas que faço 😅.
 
Pense bem, a fonte da energia para humanos agirem vem de estarem vivos, simplificando Freud toscamente, já que sou quase totalmente leigo (tive a disciplina Psicologia da Educação e li algo aqui e ali, somado a alguns documentários), Eros x Tânatos, eros o impulso de vida, tânatos a pulsão de morte, onde todo o movimento cessa.

As origens de Eros são praticamente os impulsos biológicos, comer e se reproduzir. O que acontece quando um mago toma a poção de lich? Não há mais o impulso e a capacidade para ambos. O que move o lich então? Tânatos? Se fosse apenas isso, o lich seria uma máquina de destruição e nada mais, a complexidade dessa situação exige uma análise mais aprofundada que não podemos levar adiante aqui (talvez até envolvendo Jung ***traição***).

Bem, após essa fantástica aplicação de psicologia em Dungeons & Dragons, sou obrigado a voltar a triste realidade e resenhar o álbum. Não é uma tarefa tão ruim assim, vai? From Beyond é um álbum bem legal de se ouvir.

O principal problema é que eu não tenho o álbum e perdi o primeiro link do Youtube que Pirika passou porque o Whatsapp perdeu meu histórico no fim do ano passado e eu não faço backup. (backup de mensagens de Whatsapp, Mark? Dá um tempo!)

Eu ouvi da primeira vez no já citado link, mas dessa vez estou ouvindo no link que achei e isso quer dizer que estou ouvindo propagandas do Coin Master no intervalo das faixas 😡.
 
Um outro ponto a ser destacado é o histórico do blog Metalcólatras, onde devo discordar de Pirika, pois creio que nosso membro sumido, Hellraiser, postou álbuns dessa nova modinha 'britânica' muito antes do Pirika, vide Iron Spell e talvez até Overlorde.

Com o desbravamento falso do Pirika exposto, tenho que voltar ao álbum dos suecos. Bem, já ficou mais do que provado aqui em diversas postagens que os suecos não brincam em serviço (a não ser quando estão brincando de escravinhos do capitalismo e resolvem tentar imunidade de rebanho contra pandemia), foram vários trabalhos bons e From Beyond está entre eles. Este álbum para mim, ainda fica atrás do Spell Conjuring (da já citada Iron Spell), o que faltou foi uma ou outra faixa que realmente empolgasse.

De resto o trabalho instrumental é realmente bom e criativo. O vocalista até que é bom, mas não sei... Parece que ele está cantando hard rock, dispersou um pouco minha atenção.

Enfim, boa pedida para conhecer e guardar.


Nota: \m/\m/\m/\m/

P.S.: Fiz essa resenha em fevereiro de 2021 mas não abordei a situação de abandono do blog porque vou postar um disco de protesto na sequência onde o farei. 😁


Um comentário: