terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Scorpions - Taken by Force

O álbum Taken by Force lançado pela banda Scorpions em 1977 foi escolhido por Phantom Lord para análise.




Phantom Lord


Após ouvir a música The Sail of Charon por recomendação do Magician, decidi escutar o álbum Taken by Force do Scorpions. Afinal, "aqui e ali", li frases em artigos e sites, afirmando que Scorpions fez ou fazia heavy metal... Nunca vi muito sentido nestas afirmações, mas dei mais uma chance para a banda alemã de rock... E não me arrependi. 

Para começar, eu diria que o álbum Taken by Force em prática não é heavy metal, mas este é um assunto batido e fútil e não estou afim de reviver tal discussão. 
O que importa é que este é um bom álbum de rock, com pouco espaço para baladinhas e para a monotonia. Taken by Force é o que eu procurava no Scorpions há muito tempo: Um álbum bem trabalhado e com músicas mais agitadas do que a "média" da banda. Creio que até superior ao Blackout, apesar da produção mais rústica... 

Enfim, Taken by Force deve ser recomendável para quem gosta de clássicos do rock e até do heavy metal "tradicional"... Melhor do que as últimas tralhas que passaram aqui pelo blog, com certeza. 

Steamrock Fever 7,1 
We'll Burn The Sky 7,7 
I've Got to Be Free 8,0 
The Riot of Your Time 7,7
Your Light 7 
He's a Woman, She's a Man 7,3 
The Sail Of Charon 8,0
Born to Touch Your Feelings 5,1 

 Nota: 7,3
 


The Trooper
3
Não sou um profundo conhecedor de Scorpions e vocês já devem saber por quê. É muita melação.

Devo confessar que quando me mostraram The Sail of Charon eu pensei 'que caralho é esse?!' Com certeza não parece coisa feita pelo Scorpions, mas foi.

Eu até incentivei o Pharofa Lord a postar este álbum do Scorpions, porque ele não é farofa, nem pop (o álbum). Tem uma música com pegada de blues, um rock meio pop, muito rock 'n roll e algo que com certeza é heavy metal, e heavy metal dos bons. Mas é claro que o Scorpions sentiu aquela vontade de fechar com chave de merda e enfiou uma balada pra lá de sonolenta (com garotas falando em frânces, japonês e sei lá que diabos, pra garantir que você durma antes do fim). Mas eles não desobedeceram minha regra de mais de duas baladas, e isso para uma banda como o Scorpions é algo extraordinário!

Alguém na wikipedia escreveu que o guitarrista X saiu da banda neste álbum porque não concordava com os rumos musicais que a banda estava tomando, e que o Scorpions começou a pender para o heavy metal a partir daqui ... tão escrevendo besteira, né? Só pode ... é pegadinha ... rá, rá! ... Dá um tempo...

Enfim, tirando os pontos fracos (a primeira música é meio alegrona, a última causa coma e as letras do Scorpions serem quase sempre meh - ressalva para a letra baseada no poema da viúva do Hendrix e talvez para a de The Sail of Charon), Taken by Force é um álbum muito bom, com uma música extremamente absurda puxando o carro e sendo seguida por várias músicas que não deixam a peteca cair (exceção para a balada comatosa).

Meu destaque, obviamente, vai para as três músicas mais pesadas, "The Riot of Your Time", "He's a Woman, She's a Man" (tá vendo Ronalducho? Esses caras sim tem colhões e assumem o que fazem :D) e a fodástica, absurda e apelona "The Sail of Charon".

Nota: \m/\m/\m/\m/


Um comentário:

  1. Eu tirei os álbuns do Whitesnake do meu celular, mas este aqui do Scorpions fica... tá vendo Scorpions? É uma honra!

    ResponderExcluir