Com uma ideia similar a da banda Dream Evil, o Hellhound juntou vários ingredientes do heavy metal e misturou em um caldeirão. Com conhecimento e/ou técnica o resultado ficou sólido (em minha opinião, o único ponto fraco é a faixa título) e apresentou um nível até que razoável de criatividade.
Pode-se notar inspiração em diversas bandas: Judas, Manowar, Iron até um pouco de Motorhead.
Porém o vocal mostrou-se limitado e bastante escrachado... Notoriamente similar ao Detonator do Massacration.
Não sei se os caras do Hellhound levam a sério um estilo de vida "metal" como figurões do Manowar ou se estão apenas fazendo piada como os caras do Massacration, mas de qualquer maneira, propositalmente ou acidentalmente, eles encontraram um meio para o rústico e caricato vocal não se tornar muito irritante: Gravar um disco breve (bem curto, pouco mais de meia hora).
Enfim, como a parte instrumental é boa "tecnicamente e criativamente" posso afirmar que é um bom álbum e obviamente poderia ser melhor se o vocal fosse menos limitado e avacalhado.
Metal Fire from Hell 5,9
Headcrusher 7,4
Heavy Metal Highway 6,9
Heavy Metal Education 7,2
Metal Psycho 6,8
Change the World 6,7
Too Wild to Tame 6,7
Warriors of Rising Sun 7,3
Nota Final: \m/ \m/ \m/
Hellraiser
Olá pessoal.
Trazendo aqui aos Metalcólatras a banda nipônica Hellhound que executa um excelente Heavy Metal flertando muito com o Thrash.
Não tem como dizer que a galera oriental aqui não tem talento.
Os riffs, os solos e as próprias musicas em si são muito bem feitas, e entram fácil fácil na cabeça de qualquer banger.
Mas não se engane !
Pelo teor das letras o ouvinte já nota que tem pegadinha do Malandro ai !!
É que na verdade, a galera do Hellhound manda um Thrash/Heavy muito competente, porém totalmente calcado na gozação e bom humor, apenas flertando com o estilo True Metal de ser.
Aqui temos uma banda que faz na ´´gozação´´ Heavy Metal melhor que muita banda séria das antigas em atividade até hoje.
Claro, os caras carregam aquela temática do ´´TRUE HEAVY METAL´´, mas sinceramente, todo esse ambiente criado está mais pra uma ´´zueira´´ do que um estilo de vida.
O ponto onde mais se nota tal ´´desleixo´´ é justamente nas linhas vocais do guitarrista/vocalista, que se auto intitula ´´Crossfire``. (sic.)
Mas apesar de todo esse desleixo e bom humor que acerca o disco todo, não da pra negar a qualidade sonora deste trabalho e não curtir as musicas.
Vale ainda ressaltar os trabalhos das capas de seus discos, sempre fazendo menção bem humorada a alguma banda que os influenciou, neste caso aqui, o Breaker do Accept.
Nota 7,00 (por ser muito melhor que muita banda séria)
The Trooper
Minha primeira impressão sobre Hellhound foi a de uma cópia japonesa de Massacration que ao invés de copiar mais Helloween e Judas, copiava Metallica e Iron Maiden.
Essa primeira impressão foi reforçada pela resenha do Hellraiser, o que me trouxe um grande estranhamento, afinal a afirmação dele ao lado da nota ("7 - por ser melhor que muita banda séria"), é exatamente o veredito que a maioria dos metalcólatras deu na resenha do álbum do Massacration aqui no blog, sendo que Hellraiser parece sentir grande repulsa aos comediantes brazucas (para corroborar com essa hipótese há um fato: ele não resenhou Gates of Metal Fries Chicken of Death), enfim, isso é bom, a gente precisava de alguém contraditório para substituir o mestre da contradição: Metal Mercante.
Entretanto, a primeira impressão não foi a que ficou, Hellhound não é uma banda formada por comediantes (logo, um híbrido músico/comediante, como a gente discutiu lá na resenha do Massacration), é formada por músicos (pelo menos é o que parece, se alguém mora no Japão, conta aí pra gente qual é a dos caras), os caras sabem o que estão fazendo.
A veia comediante da banda puxa muito mais para a postura do Dream Evil em In the Night, ou Helloween, Ed Guy e Manowar (esses são uma comédia sem querer), e não é um senso de humor escrachado, está mais para uma paródia light.
Como fazer música boa não é mais do que a obrigação para músicos profissionais, o impacto da qualidade das músicas é menor do que Massacration. Mas como a gente sabe que muito músico não cumpre com sua obrigação, é de se louvar o trabalho dos japas. Os caras tem potencial para serem muito mais do que são se saírem dessa pegada paródia e focarem na criatividade.
O destaque aqui vai para as guitarras, aliás, o Crossfire também parece cantar bem, o cara podia arriscar um projeto paralelo com a banda, como eu afirmei, há potencial. Como música, o destaque vai para Change the World, onde a banda parece ter um estilo próprio, com aquelas guitarras japonesas características (que podem lembrar a trilha sonora de Megaman X), e uma letra menos palhacitos.
Enfim, bacana. Decepciona um pouco porque deixa a impressão de que poderia ser muito melhor se não quisessem encaixar o trabalho no nicho paródia-metal.
Essa primeira impressão foi reforçada pela resenha do Hellraiser, o que me trouxe um grande estranhamento, afinal a afirmação dele ao lado da nota ("7 - por ser melhor que muita banda séria"), é exatamente o veredito que a maioria dos metalcólatras deu na resenha do álbum do Massacration aqui no blog, sendo que Hellraiser parece sentir grande repulsa aos comediantes brazucas (para corroborar com essa hipótese há um fato: ele não resenhou Gates of Metal Fries Chicken of Death), enfim, isso é bom, a gente precisava de alguém contraditório para substituir o mestre da contradição: Metal Mercante.
Entretanto, a primeira impressão não foi a que ficou, Hellhound não é uma banda formada por comediantes (logo, um híbrido músico/comediante, como a gente discutiu lá na resenha do Massacration), é formada por músicos (pelo menos é o que parece, se alguém mora no Japão, conta aí pra gente qual é a dos caras), os caras sabem o que estão fazendo.
A veia comediante da banda puxa muito mais para a postura do Dream Evil em In the Night, ou Helloween, Ed Guy e Manowar (esses são uma comédia sem querer), e não é um senso de humor escrachado, está mais para uma paródia light.
Como fazer música boa não é mais do que a obrigação para músicos profissionais, o impacto da qualidade das músicas é menor do que Massacration. Mas como a gente sabe que muito músico não cumpre com sua obrigação, é de se louvar o trabalho dos japas. Os caras tem potencial para serem muito mais do que são se saírem dessa pegada paródia e focarem na criatividade.
O destaque aqui vai para as guitarras, aliás, o Crossfire também parece cantar bem, o cara podia arriscar um projeto paralelo com a banda, como eu afirmei, há potencial. Como música, o destaque vai para Change the World, onde a banda parece ter um estilo próprio, com aquelas guitarras japonesas características (que podem lembrar a trilha sonora de Megaman X), e uma letra menos palhacitos.
Enfim, bacana. Decepciona um pouco porque deixa a impressão de que poderia ser muito melhor se não quisessem encaixar o trabalho no nicho paródia-metal.
Nota: \m/\m/\m/\m/
P.S. Não confundam a banda japonesa com a americana (links para quem tem facebook).
P.S. Não confundam a banda japonesa com a americana (links para quem tem facebook).
Divirtam-se amigos Metalcolatras !
ResponderExcluirRola um Dropbox Hellraiser?
ExcluirUpando no drop...
ExcluirPhantom, o vocal é meio escrachado mesmo, pois a banda leva um som instrumental bem sério com todas as influências do Metal que se possa imaginar, mas fazendo muita sátira. (vide as letras com temas cheios de ´´Fire``, ´´Metal``, etc. e as capas de seus discos, misturando com certa ´´zueira´´, capas de outras bandas já consagradas.
ExcluirEssa é do ``Breaker`` do Accept.
Seria um tipo de banda assim:
Nós somos Tr00, mas somos zueiros pacas``, kkkkkkk
Bem que eu desconfiei! Rs... Agora q tu comentou eu me lembrei da capa com uma mina no disco Breaker do Accept!
ExcluirPor que não colocou a nota numérica, Phantom?
ResponderExcluirO Crossfire imita o Detonator com perfeição.
ResponderExcluirTrooper, eu ia comentar, mas depois vi que você pegou o espírito da coisa.
ExcluirNo caso do Massacration, eu não gosto, por que é um projeto de banda, com um humorista até engraçadinho, mas sem graça na banda, com umas músicas muito palhaçadas.
Já os nipônicos, além da voz forçada também, se limitam mais as letras tr00s, e aos clichês do Metal, ..mas fazem música boa, se colocasse uma letra ´´séria´´ em qualquer uma dessas músicas deles, ..seria um som totalmente normal de Metal.