sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Iced Earth - The Dark Saga

O álbum The Dark Saga lançado em 1996 pela banda Iced Earth, foi escolhido para análise por The Trooper.

Faixas: 01-Dark Saga; 02-I Died For You; 03-Violate; 04-The Hunter; 05-The Last Laugh; 06-Depths Of Hell; 07-Vengeance Is Mine; 08-Scarred; 09-Slave To Dark; 10-A Question Of Heaven

  Phantom Lord

Eis que finalmente chega o Iced Earth ao blog. 
 De um modo geral a banda apresenta grande potencial e identidade bem definida, principalmente pelos vocais e guitarras inconfundíveis. Referente a sonoridade dos trabalhos do Iced, acredito que possa ser classificada como heavy metal raramente pendendo a algum sub-gênero. Acredito nisto pois a maioria das músicas apresentam algumas características do thrash e do power que em minha opinião são sub-gêneros bem diferentes um do outro, sendo quase opostos que se "anulam".
 O álbum conceitual The Dark Saga (que aborda a história das HQs do Spawn) é um dos trabalhos do Iced Earth marcado pelas características que citei acima... porém sua sonoridade é bem simples, seja nos momentos acelerados ou nos lentos. Além disto, faltam mais uns momentos de porradas e eu não percebi nenhum riff genial nem solo mirabolante e sim uma certa repetição do ritmo em seu decorrer... Acho que o destaque do álbum é a música The Hunter, de resto soa tudo entre o razoavelmente bom e o "passa batido"...
 Após ouvir mais uma vez o disco Something Wicked, percebi que este já debulha seu antecessor (The Dark Saga) nos quesitos agressividade e criatividade nas 5 primeiras faixas... Talvez o Night of the Stormrider ou o Burnt Offerings também possuam mais músicas agressivas e/ou empolgantes do que o The Dark Saga... mas por enquanto ainda desconfio que o Iced Earth seja só mais uma daquelas "bandas de coletânea" mesmo... A menos que os álbuns antecessores do The Dark Saga me provem o contrário.

 Dark Saga 6,5
 I Died for You 6,5
 Violate 6,7
 The Hunter 8,0
 The Last Laugh 6,2
 Depths of Hell 6,7
 Vengeance is Mine 7,6
 Scarred 7,0 
Slave to the Dark 6,8 
A Question of Heaven 6,5 

 Nota final: 6,8

The Trooper
3Como os metalcólatras fãs de Iced Earth sumiram do blog, restou a este que vos fala indicar algum álbum da banda. Por que o Dark Saga? Sei lá, foi o primeiro que eu vi na pasta de músicas que o Phantom me passou. Devido a todos esses fatores, minha resenha fica limitada, pois não posso comparar o álbum com seus antecessores (e afirmar ou refutar o que está escrito na wikipedia sobre Dark Saga ser menos complexo que os álbuns anteriores), afinal eu só conhecia o Live From Athens (que alguém deixou em casa um tempão - Mercante, talvez?).
Assim sendo, vou me concentrar no Dark Saga. Preste atenção, este trabalho precisa de atenção, talvez por ser temático, existem muitos trechos lentos, que a princípio me irritaram, mas lendo todas as letras você entra no clima, ainda mais com os vocais do Barlow. Aqui tenho que fazer outro adendo, eu não gosto muito do timbre do Barlow, acho bem bundão, mas o cara é um ótimo intérprete, e a voz dele até que encaixa muito bem com o estilo do Iced.
Sobre o instrumental, sou obrigado a elogiar bastante. Gosto muito da distorção que o Schaffer usa, acho que no geral, a banda proporciona um show impressionante nas frequências baixas, a bateria com a guitarra base pesada e o contrabaixo cacetando o tempo todo acaba sendo o ponto mais forte da banda.
Não há realmente uma faixa fraca no álbum, todas tem seu lugar dentro da obra como um todo, mas meu destaque vai para as faixas mais "cacetantes", claro, Violate, Depths of Hell, Vengeance Is Mine (essa música me lembra um cover que o Metallica fez no Garage, The Small Hours, se não me engano), e a fodástica Slave to the Dark (tudo de melhor está aqui, riffs massacrantes, letra foda e os melhores solos de guitarra do álbum).
Finalmente, eu devo me curvar ao Treebeard e concordar com ele, esse álbum é foda.

Nota: \m/\m/\m/\m/

P.S.: A capa é uma obra de arte à parte, McFarlane estava no auge da sua carreira quando começou a desenhar Spawn, lembro de ler os gibis que meu irmão caçula comprou (e levou embora depois de se casar, enfraquecendo nossa coleção) e até sentir dó do McFarlane que desenhava nos gibis do Homem-Aranha.

The Magician
Iced Earth, a banda de Schaffer, se apresenta para o júri dos Metalcólatras. 

A escolha de nosso colega Trooper foi coerente ao apresentar um dos álbuns que melhor sintetiza as características principais da banda, ao escutá-lo o caro leitor terá uma clara ideia do que se trata o som do Iced Earth. 

Uma das marcas registradas é justamente o vocal de Barlow. Para mim é muito óbvio que Tim Ripper Owens é muito melhor que (capitão) Matt Barlow tecnicamente,  chega a ser uma piada irritante querer compará-los e achar que Barlow canta mais que o ex-Judas Priest; mas o ponto é que Barlow canalizou o estilo do Iced, já que com sua voz as guitarras de Schaffer se comunicam de uma forma muito mais uniforme, dando liga às linhas de composição dos americanos. Em outras palavras a voz chorosa de Barlow fidelizou o público do Iced e "tatuou" a musicalidade do grupo. Curiosamente a voz de Stu Block, o novo vocalista, é uma espécie de ponto médio entre as características de Barlow e Owens (checar "Dystophia" de 2011).

A cozinha (baixo+bateria) é densa e expressiva dentro da massa de som, mas ainda respeita os comandos das linhas de Shaffer, o dono do pedaço. Suas frases são a espinha dorsal de "Dark Saga" (assim como nos seus outros trabalhos) e constroem compasso a compasso uma musicalidade torpe, melancólica e consistente; o cenário ideal para cantar a saga do demônio herói de McFarlane - "Spawn".

Conforme citado nas resenhas acima, (com um porém, descrito mais à frente) não se sobressaem hits marcantes, o álbum se performa de acordo com os contos escritos de forma contínua. A grande proeza do guitarrista líder da banda é justamente criar um estilo de estrutura de som (harmonias, timbres e melodia) que é marcante, único e condizente com as letras e versos. Isso, e o fato de as composições não terem nuanças progressivas, reflete no fato de que o Iced Earth é uma daquelas raras bandas situadas no núcleo não segmentado do Heavy Metal (não é trash, speed, power, black, death, groove, gothic, glam, bullshit,...) , sincronizando diversas influencias, acima de tudo, com muita sobriedade.

O disco em si se apresenta muito bem com a faixa título "Dark Saga" e mantém um nível muito bom até "Violate" quando então revela o grande som da obra: "The Hunter" é a exceção à regra, musica que entra para as grandes criações do Heavy Metal, de guitarras melódicas sobre riffs monstruosos que conduzem a porradaria até um refrão explosivo e épico, que faz dueto com o solo de Schaffer suportado por mais um coro solene. Existe inegavelmente um espectro melancólico devido ao tempero da voz de Barlow, mas isso adiciona um diferencial agradável à música que por si só já seria arrebentante. Daí até seu fechamento o álbum desenrola uma sonoridade boa e contundente conforme os conformes.

Pode ser até que você não se identifique de cara com o disco, ou não morra de amores (aliás é bem provável que isso não aconteça de cara), mas se gosta de Metal de verdade, de qualquer tipo, terá no mínimo que respeitar este trabalho.

Nota 7,3 ou \m/\m/\m/\m/.

4 comentários:

  1. eu e o Merchant ocupamos uma certa tarde do ano de 2002 apenas ensaiando 2 músicas: The Hunter e Dark Saga... bons tempos

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  2. O Merchant é um farsa...nem pra me dar o baixo dele

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  3. McFarlane desenhava demais na Marvel e de fato atingiu o ápice da carreira na Image Comics (a qual era um dos criadores).
    Aproveitando o gancho, acho que ele foi o artista de HQ que mais soube divulgar seu trabalho. O principal motivo foi obviamente a criação de Spawn, que até virou cinema; mas ele soube trabalhar em outros campos ao emprestar, por exemplo, sua arte para a música.
    Além de CDs do Iced Earth que usam seus traços (e neste caso o personagem tbm), o desenhista fez os famosos videos clipes "Do the Evolution" (Pearl Jam) e "Freak on a Leash" (Korn).

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  4. Ei Phantom, sua ideia do Trash x Power é valida, pois é isso que se nota no som do Iced mesmo... só que teríamos que achar outros trabalhos com as mesmas características pra comprovar a tese.

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