segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Narnia - Long Live the King

O álbum Long Live the King lançado pela banda Narnia em 1999, foi escolhido por Venâncio para análise.Faixas: Gates of Cair Paravail, Living Water, Shelter Through the Pain, The Mission, What You Give is What You Get, The Lost Son, Long Live the King, Dangerous Game, Star Over Bethlehem e Shadowlands.


Venâncio
Olá caros admiradores deste humilde e semi-morto Blog. Sei que estive sumido, mas logo normalizarei minha situação... Sem enrolação, como disse anteriormente meu objetivo é trazer coisas diferentes do eixo tradicional do metal e hoje não será diferente... Fiquem calmos desta vez não é metal em Esperanto, o que temos de diferente dessa vez é tema central desta banda que procurou inspiração nas agora cinematográficas Crônicas de Narnia para se tornar uma banda "Christian neo-classical progressive power metal" conforme a indubitável Wikipedia... ou simplesmente Whitemetal como estou acostumado a escutar por ai. Afinal de contas já tivemos um bocado de "Dark Side" no blog.

Com letras bem elaboradas, um bom vocal e arranjos competentes temos aqui uma obra de qualidade, destacando:

Bom - Gates of Cair Paravail, Living Water e Dangerous Game
Ruim - The Lost Son, Star Over Bethlehem

Para finalizar, e para evitar problemas, não sigo religião nenhuma... Uma vez que, em minha opinião, só existem dois tipos de seres em qualquer religião: seguido(s) e seguidor(s), sendo este ultimo dividido em duas categorias, os conscientes e os ignorantes, assim sendo se você é de uma religião e não é o primeiro ser citado por mim, não faz a menor diferença a religião que segue... São todas iguais e se você pertencer a categoria dos ignorantes com certeza vai querer me encher com abobrinhas... Lembre-se prefiro carne.

6 taças de porto.

 

Phantom Lord


Nunca tinha ouvido musicas desta banda, na verdade nem tinha escutado falar dela, até Venâncio indicá-la para este blog.
Analisando a sonoridade, ou a música em si, o álbum começa bem com Gates Of Cair Parável/Living Water (aparentemente um heavy/power metal), depois surge Shelter Through The Pain num estilo mais “baladinha”. The Mission segue em um ritmo lento, conservando um insistente som de teclado ou algo similar... um tanto repetitiva na minha opinião. What You Give is what You Get segue no mesmo estilo, lenta com um refrão repetitivo, o solo de guitarra quase chama atenção, porém esta música é praticamente uma continuação simplória da faixa anterior. The Lost Son muda o ritmo, obviamente mantendo o tecladinho... um tanto brega. Faixa 6... mais lentidão... mais repetição... então finalmente, acelerando um pouco temos Dangerous Game, que bom, talvez ficasse melhor sem o teclado. Star Over Betlehem segue com um ritmo lento (de novo) e o som da guitarra aparece de modo mais nítido e virtuoso... talvez até em excesso, provavelmete o guitarrista encarna o Malmsteen nesta faixa. Por fim, Shadowlands... é uma marcha-folk? Pensei que esta “musiquinha a lá trilha sonora de Chrono Cross” fosse uma introdução, mas o álbum acaba aqui mesmo.
Para finalizar: não achei o álbum Long Live The King ruim, mas a maioria das músicas são simples e um bocado “tranqüilas”, quase entorpecentes... Talvez a banda ao gravar este disco estivesse mais focada em passar mensagens do que em fazer música (Heavy Metal, Power Metal, Pop Metal, White Metal ou o raio que for). Ei de concordar que as faixas de destaque são aquelas citadas por Venâncio. Nota: 6,0


The Trooper
3

O que dizer de uma obra que se chama "As Crônicas de Narnia: O Leão, a Bruxa e o Guarda-roupas"? GUARDA-ROUPAS! ... wtf!? Tudo bem, eu assisti o filme, e como esperava um lixo horrendo, até que achei legalzinho.

Daí vem essa banda, inspirada nessa obra, me lança um álbum com o leão na capa e o preenche com um monte de músicas, como posso dizer, "sem-sal" (como diria minha mãe), sinto muito, não dá pra falar bem disso.

O vocalista até que é bom (me lembrou Hammerfall), a linha de baixo é legal em algumas músicas e os solos de guitarra, bem, são quase bons, o guitarrista se inspirou muito no "Malmsteen way" o que contribuiu para a chatice do álbum, os riffs de guitarra-base são quase nulos, o ritmo é extremamente sonolento e os teclados ... ah, os teclados! Sempre o bode expiatório, mas aqui não dá pra colocar a culpa somente nele, ele estragou apenas "Dangerous Game", que tinha alguma chance de ser boa.

Para não dizer que o álbum é totalmente ruim (nem a capa escapa), a "intro" e a "outro" são bem legaizinhas (Phantom lembrou bem, parecem oriundas de algum jogo de rpg eletrônico), mas peraí, dizer que o ponto forte de um álbum de HEAVY METAL são "intros" e "outros" é revoltante! Mas eu não preciso dizer isso, porque, ainda bem, há uma faixa muito boa nesse trabalho: "Living Water". Essa faixa possui a letra que mais se aproxima de uma oração e ainda assim é um heavy metal bem legal (lembra um pouco Stratovarius), logo dizer que a temática da banda prejudica seu desempenho é balela, tenho outra coisa a dizer sobre isso: Rob Rock.

Nota: 5,0.

p.s.: nas missas da igreja São Rafael, aqui na Mooca, eu sempre preferi o coral de velinhos italianos cantando (eles destroem!) do que todas as outras abordagens musicais que me desagradavam muito, enfim, música tem que ser boa, independente da temática, mas cada um faz o que pode.


The Magician


Com a postagem da banda sueca “Narnia”o blog atesta sua principal proposta de investigar todas as possibilidades do Heavy Metal, seja nas diversas alternativas sonoras que possui ou em sua amplitude filosófica.
Digo isso porque a postagem desse CD traz para nosso fórum a exposição de uma “banda cristã”, o que para muitos pode parecer antagônico ou simplesmente fora de contexto. Essa idéia conservadora reside principalmente na formação genealógica do Heavy Metal, do jeito que nasceu e como derivou suas ramificações.
Quando em 1968 Iommi, Ozzy, Ward e Butler resolveram contar histórias de terror dentro de suas músicas, conseguiram um pouco mais do que seus objetivos principais - que na época era apenas ganhar alguns trocos -,eles confundiram a cabeça de muita gente com mentalidade e crenças peculiares ao ponto de receberem convites para tocarem música para cultos satânicos/orgíacos (cfe. relatado na auto bibliografia de Ozzy Osbourne) e, por conseguinte adquirir uma imagem nada agradável que rendeu perseguições religiosas ao seu trabalho. A partir deste ponto o metal se esbarrou por diversas vezes com a filosofia cristã, seja pelo 666 do Maiden, pelo pentagrama do Slayer e Venom ou nos casos mais extremos com as bandas satanistas opositoras da Noruega.
E por fim a adoção das vestes negras e o “Devil’s horn salute” criado por Dio são agravantes quanto à associação da legião de bangers ao lado negro da força...
Esses parágrafos servem para explicar o panorama do cenário onde o discurso religioso, particularmente monoteísta, não é encontrado em abundância e é recebido com estranheza pela maioria dos roqueiros.
Mas o que sempre pregamos aqui no blog dos Metalcólatras é a avaliação sobre a efetiva qualidade musical, que às vezes pode ser influenciado pela escolha temática da banda. E para encerrar este assunto quero apenas acrescentar: 1 – White Metal não é gênero, uma vez que o tema cantado não é o bastante para criar um estilo próprio de metal ,Narnia é pelas suas características instrumentais metal melódico; 2 – as distorções de guitarras são bastante podadas na busca de uma sonoridade límpida provavelmente motivada pelos temas cristãos, saem as distorções entram os teclados.
Analisando o trabalho: “Long Live the King” possui técnica de sobra em todas as partes, mas as bases de guitarra são apresentadas como mero material colaborativo para a presença vocal e para os temas dos teclados, assim, são apenas os solos que chamam a atenção.No conjunto as melodias possuem boas composições puxadas pelos ótimos vocais de Christian Liljgren, que se destaca com seu estilo virtuoso.
O problema capital da obra está na cadencia lenta das músicas somado à já citada sonoridade límpida, que a transforma em um trabalho “entorpecente” e me remete à conclusão tirada no post de MasterPlan meses atrás.
Nota 6.5 ou \m/\m/\m/ ...... querodizer †††



Pirikitus Infernalis

Por muito tempo eu tive curiosidade em conhecer essa banda. Infelizmente, foi uma certa decepção em diversos sentidos.

O cd começa com aquela clássica abertura épica, necessária em todo cd desse estilo. No começo de Living Water, fui tomado por uma certa empolgação, é uma música realmente legal. Mas aí começa o problema. O cd fica musicalmente chato, com nada novo ou atrativo. Dá a impressão de ser as mesmas baladas, os mesmos solos, os mesmo tecladinhos farofeiros. Músicas como The Mission e Long Live the King me deram sono. Durante boa parte do cd, tive certeza que ele me lembrava uma versão piorada de DragonSlayer (Dream Evil) ou Stairway To Fairyland (Freedom Call).

Por algum tempo, eu entendia que os sub-gêneros do rock/metal que mais estavam defasados no tempo eram o Hard Rock e o Metal Melódico. Crazy Lixx me provou que eu estava errado em relação ao Hard Rock, Long Live the King do Narnia reforça que a cena Melódica já estava em processo de defasagem no fim dos anos 90.

O hábito de nosso amigo Venâncio de apresentar bandas “novas” é certamente louvável, só não sei o porque ele tem uma queda por baladinhas chatas!

Meu top 3 vai para Living Water, The Lost Son e Star Over Bethlehem (por falta de opção). O ponto fraco vai para o resto do cd.

Nota: 5,5


6 comentários:

  1. Criticaram os teclados em Time to be King do Masterplan e no Wishmaster do Nightwish, mas o mais entediante som de teclado está neste disco do Narnia. Provavelmete por causa que o Long Live the King tem um fator agravante: a falta de velocidade e/ou agressividade das músicas.
    Enfim... acho que teclado bom mesmo só existe em algumas músicas do Deep Purple.

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  2. Venâncio diz "Com letras bem elaboradas, um bom vocal e arranjos competentes temos aqui uma obra de qualidade", e dá nota 6!
    Sem mais...

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  3. Nota que atribuo é pelo meu gosto, não pelas qualidades/defeitos da banda.

    PS: Releia sua resenha!

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  4. Se você acha que algo é uma QUALIDADE, logo, você gosta desse algo, correto? Afinal, qualidades e defeitos são características subjetivas...
    Tá, reli minha resenha... E?

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  5. Pensei em escrever algumas coisas a mais, mas aquela história que falar muito sobre política ou religião é perigoso faz sentido,

    Para maiores detalhes sobre religião x metal x cultura, indico o DVD/documentário "Global Metal pt. 2".

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