domingo, 17 de fevereiro de 2019

Lou Reed & Metallica - Lulu

O álbum Lulu lançado por Lou Reed e Metallica em 2011 foi escolhido por The Trooper para análise.



The Trooper
3
Saudações! Péssimo ano novo para todos nós! Após um aband... digo, uma pausa de quase um ano, retorno para atormentar os seres vivos presentes. E volto com uma postagem de m....... para combinar com o ano de 2019. Um ano que começou para os brasileiros com tragédias que são apenas o prenúncio do que está por vir.

Para você, que começou no ano passado a dar sua contribuição para 'merdear' nossas vidas (como se precisássemos ... peões sujando suas mãos no tabuleiro sem necessidade), trago um trabalho para lá de especial. Um trabalho que reflete exatamente o que vivemos hoje, algo desconexo, desprovido de sentido, fruto de uma alienação e fantasia sombria. Um pesadelo se tornando realidade.

Lulu é com certeza, uma das piores coisas que já ouvi. Talvez o propósito dos artistas tenha sido exatamente causar esse desconforto nos ouvintes, se esse é realmente o propósito, então Lulu é uma obra-prima.

Para quem ainda consegue ficar triste com tudo isso, ouça o álbum e corra o risco de suicídio. Para aqueles que ainda conseguem rir de nossa burrice e arrogância, dou-lhes esta imagem roubada da Desciclopédia:



Boa tortura para todos nós.

P.S.: Não há lista com o nome das faixas.
P.P.S.: Não há qualquer mãozinha de nota, eu poderia atribuir mãozinhas negativas mas prefiro me recusar a atribuir qualquer valor a isso.

sábado, 31 de março de 2018

Helloween - Better Than Raw

O álbum Better Than Raw, lançado em 1998 pela banda Helloween, foi escolhido para análise por The Trooper.

Faixas: 01-Deliberated Limited Preliminary Prelude Period in Z; 02-Push; 03-Falling Higher; 04-Hey Lord!; 05-Don't Spit On My Mind; 06-Revelation; 07-Time; 08-I Can; 09-A Handful of Pain; 10-Lavdate Dominum; 11-Midnight Sun; 12-A Game We Shouldn't Play



The Trooper
3
Tive que consertar uma injustiça minha ao não incluir Better Than Raw como um dos melhores álbuns do Helloween ... e aqui estamos, senhoras e senhores, eu vos apresento: Better Than Raw.

O álbum abre com a pedrada Push (atualmente, devido ao meu trabalho, eu me lembro com frequência dessa música porque tenho que dar push nos meus commits de git), então entra Falling Higher, e podemos perceber que não são apenas as guitarras e vocais destruindo, o baixo também está muito bom, o que é confirmado na faixa seguinte, Hey Lord! ... Aliás, pausa para citar as letras desse álbum, algumas delas são realmente excepcionais.

E eu ia falar das faixas na sequência, mas puta que pariu! Só vem pedrada! A distorção animalesca nas guitarras que eu cito em The Dark Ride já aparecem por aqui com abundância (em doses um pouco menos cavalares), em Revelations ela é acompanhada pelas cacetadas da bateria.

O que ocorre aqui é um verdadeiro show de habilidade com todos os instrumentos e vocais (um especial destaque para o baixo), uma verdadeira obra-prima. Para o álbum ser perfeito, talvez Lavdate Dominum tivesse que sair em outro álbum (não que ela não seja boa, mas dos pontos extremamente altos do trabalho, ela é o ponto mais baixo).

Enfim, é um dos três melhores álbuns do Helloween, mas sinceramente, minha opinião sobre qual dos três é o melhor muda cada vez que eu ouço um deles.

Nota: \m/\m/\m/\m/\m/

P.S.: As versões que contém A Game We Shouldn't Play não estão muito claras para mim, mas ela é muito boa para eu deixar de fora desta aqui.




Phantom Lord
Este é mais um dos álbuns "super escutados" por mim, então não é difícil "resenhar" sobre. 
Better Than Raw segue uma linha quase padrão do Helloween: Com uma dominância de ritmos acelerados, vocais melódicos e distorção das guitarras dando certo peso às músicas. E como aconteceu com álbuns mais antigos do Helloween, algumas músicas do Better Than Raw parecem ter servido de inspiração para variadas bandas que gravaram álbuns após este lançamento. 
Ritmos mais lentos podem ser percebidos em músicas como Don`t Spit in my Mind, música que por sinal traz um assunto importante que não posso deixar passar batido: 
"We are the people, we are the masses you are for 
We give the power and our desire must be your law" 
Se metade dos brasileiros soubesse que eles tinham direitos, não estaríamos dominados por mídias porcas sensacionalistas, sonegadoras, à serviço da corporação que paga melhor. Não estaríamos perdendo a infra estrutura nem estaríamos correndo o risco de ser "governados" por aqueles que deviam nos proteger de ameaças EXTERNAS. Para quem não manja de inglês, traduzo o trecho da música: "Nós somos o povo, somos as massas que vocês representam Nosso desejo deve ser tua lei" 
Pois bem, isto significa: O desejo do povo deve ser a lei de uma nação democrática. Povo é a maioria e a maioria da pseudo república brasileira são os pobres. Os pobres que quanto mais alienados pela educação sucateada e pelas mídias traíras, menos conhecerá seus direitos... E terá menos e menos direitos. Talvez eu devesse agradecer os caras do Helloween, por seus trechos "esquerdistas" demais para o atual gado brasileiro. A Alemanha tem muitos podres em sua história, mas ao menos quando os caras do Helloween gravaram este álbum, eles pareciam se sensibilizar com a sociedade (hoje não sei, porque mal acompanho novos lançamentos). 
Enfim, voltando ao álbum: I Can, Handful of Pain e Hey Lord também são músicas geniais... Acho que o único ponto fraco do BTR é Laudate Dominum que parece completamente perdida. Deve ser porque se trata de um cover "metalizado" de música clássica, sacra ou algo assim. 

01- Prelude; (vide Push) 
02-Push; 7,8 
03-Falling Higher; 7,6 
04-Hey Lord!; 8 
05-Don't Spit On My Mind; 8,5 
06-Revelation; 7,5 
07-Time; 8 
08-I Can; 8,9 
09-A Handful of Pain; 8,9 
10-Lavdate Dominum; 5,5 
11-Midnight Sun; 7,6 
12-A Game We Shouldn't Play 7,8 

Modificadores: 



Nota final: 8,1

 P.s.: Nem todo "power" metal tem que falar de fadinhas e dragões. Ainda bem.


The Magician
O álbum Better Than Raw (BTR) representa pra mim um marco na carreira da principal banda de Power Metal alemã. É a oficialização da despedida do estilo mais melódico que foi forjado durante a primeira década do Heloween e que já vinha sendo depreciado desde a saída de Kiske, ao tempo que assume de vez o peso das distorções e o uso dos tons mais baixos na maior parte das pautas do disco. Mas é também um evidente e importante ponto médio - e um mix - dessas duas super características musicais do grupo, o que deixa o álbum de certa forma com 'um quê' de experimental épico (mesmo se levando em consideração os muitos anos de estrada do Helloween, e todas suas muitas outras obras "experimentais e épicas").

Um ouvinte distraído escutando o trabalho "por cima" provavelmente irá cravar o disco como uma poluição sonora confusa e sem objetivo, o que em se tratando de Helloween não é nenhuma novidade (e no caso da música "Revelation", bem no meio de BTR, acho que essa seria a melhor descrição mesmo...), mas o segredo da banda está em cada pedaço dessa obra, cada som guarda sua qualidade própria e única com notória dedicação e cuidado dos compositores. As músicas do BTR são como produtos de alquimia, que unificam elementos discrepantes para entregar uma espécie de artefato mágico (pernas de aranha..., remelas de uma velha..., lágrimas de bebê..., chifres de bode..., essência de baunilha, e temos.... TÃ-RÂM: Uma poção do amor!). 

Dentro dessas fórmulas malucas do grupo de tiozões, algumas seguem a mesma lógica: "Falling Higher", "I Can" e "Midnight Sun" são músicas memoráveis que ficam nessa intra-zona do extremamente pesado e também do extremamente melódico, e por isso são o verdadeiro cartão de visitas desse álbum, uma espécie de síntese de qualidade que pode resumir o que é o BTR; "Dont Spit on My Mind" e "Push" atuam com mais peso e menos melodia, enquanto "Laudate Dominvm" entrega mais melodia e menos peso, mas ambas músicas ainda se encontram dentro desse "core" que é a linha principal de composição do BTR; Os sons que saem mais dessa linha peso britadeira+melodia exagerada são justamente os que mais se destacam: "Time", "A Handful of Pain", e "Hey Lord".

Um parágrafo para a música "Time" (os Hellraiser piram): com linhas que não são tão melancólicas como suas as letras - fato - essa é a balada da coleção de BTR, e executa com grandeza essa função; destaca-se a colocação dos arranjos sinceros de cordas nos versos, na verdade um arpejo principal trabalhado em dois tons que não é um dos mais belos ou criativos já escutados nos trabalhos do Helloween mas que de forma bem interessante passa a ideia de tensão sob um padrão repetitivo, e serve afinal como uma bela parede sonora para o canto hipnótico e imersivo de Derris, até a chegada dos explosivos refrões que são a essência da melodia. Os refrões, diferente do que se ensina nos paradigmas do Metal, não são conduzidos pelos acordes de guitarra e sim pelas linhas geniais do contra baixo de Grosskopf, cara que para mim, ultrapassou o nível dos 'maiores baixistas do Metal'. A música não possui um solo de guitarra bem delineado e somente o choro intermitente da guitarra distorcida aparece de forma descompromissada no interlúdio da música, perto do desfecho final, e não é necessário nenhum solo, pois o foco da música está na criação do padrão contínuo e sem pausa que retorna após cada refrão de onde estava antes, da mesma forma que age o próprio tempo. Aliás, o Helloween não dá ponto sem nó sobre o sentido musical figurado ou metafórico, e nas partituras de "Time" o que se destaca mesmo é a cadência e a interpretação da bateria que conduz as linhas à (obviamente) 60 bpm, funcionando literalmente como um relógio, sendo que no 5º compasso Herr Uli imprime em sua bateria uma simulação do tic-tac dos ponteiros até o 26º compasso quando o cara tira não sei de onde um pêndulo de um cuco alemão (sem eliminar o "tic-tac")....

São mesmo músicos de mão cheia....., que só o Heavy Metal pode proporcionar a você.

Ah, a melhor música de BTR na minha opinião é com certeza "Hey Lord!", uma das melhores 'ever' do acervo total da banda, mas que não vou gastar (rasgar) muitas palavras para definir, basta dizer que ela transmite de maneira obliqua um momento particular meu, que questiona as "verdade" / "mentiras" e os "certos" / "errados" criados por alguém e endossados pela sociedade.

Nota 8,5 ou \m/\m/\m/\m/.

...what is it all about? 




terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Scorpions - Taken by Force

O álbum Taken by Force lançado pela banda Scorpions em 1977 foi escolhido por Phantom Lord para análise.




Phantom Lord


Após ouvir a música The Sail of Charon por recomendação do Magician, decidi escutar o álbum Taken by Force do Scorpions. Afinal, "aqui e ali", li frases em artigos e sites, afirmando que Scorpions fez ou fazia heavy metal... Nunca vi muito sentido nestas afirmações, mas dei mais uma chance para a banda alemã de rock... E não me arrependi. 

Para começar, eu diria que o álbum Taken by Force em prática não é heavy metal, mas este é um assunto batido e fútil e não estou afim de reviver tal discussão. 
O que importa é que este é um bom álbum de rock, com pouco espaço para baladinhas e para a monotonia. Taken by Force é o que eu procurava no Scorpions há muito tempo: Um álbum bem trabalhado e com músicas mais agitadas do que a "média" da banda. Creio que até superior ao Blackout, apesar da produção mais rústica... 

Enfim, Taken by Force deve ser recomendável para quem gosta de clássicos do rock e até do heavy metal "tradicional"... Melhor do que as últimas tralhas que passaram aqui pelo blog, com certeza. 

Steamrock Fever 7,1 
We'll Burn The Sky 7,7 
I've Got to Be Free 8,0 
The Riot of Your Time 7,7
Your Light 7 
He's a Woman, She's a Man 7,3 
The Sail Of Charon 8,0
Born to Touch Your Feelings 5,1 

 Nota: 7,3
 


The Trooper
3
Não sou um profundo conhecedor de Scorpions e vocês já devem saber por quê. É muita melação.

Devo confessar que quando me mostraram The Sail of Charon eu pensei 'que caralho é esse?!' Com certeza não parece coisa feita pelo Scorpions, mas foi.

Eu até incentivei o Pharofa Lord a postar este álbum do Scorpions, porque ele não é farofa, nem pop (o álbum). Tem uma música com pegada de blues, um rock meio pop, muito rock 'n roll e algo que com certeza é heavy metal, e heavy metal dos bons. Mas é claro que o Scorpions sentiu aquela vontade de fechar com chave de merda e enfiou uma balada pra lá de sonolenta (com garotas falando em frânces, japonês e sei lá que diabos, pra garantir que você durma antes do fim). Mas eles não desobedeceram minha regra de mais de duas baladas, e isso para uma banda como o Scorpions é algo extraordinário!

Alguém na wikipedia escreveu que o guitarrista X saiu da banda neste álbum porque não concordava com os rumos musicais que a banda estava tomando, e que o Scorpions começou a pender para o heavy metal a partir daqui ... tão escrevendo besteira, né? Só pode ... é pegadinha ... rá, rá! ... Dá um tempo...

Enfim, tirando os pontos fracos (a primeira música é meio alegrona, a última causa coma e as letras do Scorpions serem quase sempre meh - ressalva para a letra baseada no poema da viúva do Hendrix e talvez para a de The Sail of Charon), Taken by Force é um álbum muito bom, com uma música extremamente absurda puxando o carro e sendo seguida por várias músicas que não deixam a peteca cair (exceção para a balada comatosa).

Meu destaque, obviamente, vai para as três músicas mais pesadas, "The Riot of Your Time", "He's a Woman, She's a Man" (tá vendo Ronalducho? Esses caras sim tem colhões e assumem o que fazem :D) e a fodástica, absurda e apelona "The Sail of Charon".

Nota: \m/\m/\m/\m/


terça-feira, 16 de janeiro de 2018

After Forever - Prision of Desire

O álbum Prision of Desire lançado em 2000 da banda After Forever, foi escolhido por Venâncio para analise.


Faixas: Mea Culpa (The Embrace That Smothers, Prologue); Leaden Legacy (The Embrace That Smothers, Pt. I); Semblance of Confusion; Black Tomb; Follow in the Cry (The Embrace That Smothers, Pt. II); Silence from Afar; Inimical Chimera; Tortuous Threnody; Yield to Temptation (The Embrace That Smothers, Pt. III); Ephemeral e Beyond Me.



Venâncio

Quem diria... eu postando novamente... é muita emoção (falta do que fazer).

Vamos a obra de arte, que pessoalmente gosto muito... Trazendo pra vocês hoje o primeiro álbum da banda After Forever, e que belo começo eles tiveram... o Prision of Desire trás composições dos gêneros sinfônico e gótico do metal (rock rapidinho cheio de frescura e emotivo).

Floor Jansen tem uma linda voz e faz um belo contraste com o vocal gutural... além disso temos uma forte presença de teclados ao longo do álbum e em "Beyond Me" temos o vocal de Sharon den Adel (Within Temptation).

A obra aborda temas religiosos (caso a capa e a prece em latim inicial não tenha te alertado sobre o que estava por vir) que possuem potencial de uma abordagem mais elaborada a qual sou incapaz de providenciar (não to tão sem ter o que fazer)... 

Este álbum foi minha porta de entrada ao gothicmetal... infelizmente após entrar nessa casa acabei por ficar só na porta mesmo e até hoje não achei nada melhor nesse estilo... claro que meu conhecimento é parco nesse assunto e que não procuro muito nesse estilo... quem sabe no futuro.

Destaque: Follow in the Cry

Pontos Altos: Mea Culpa; Leaden Legacy; Semblance of Confusion;

Pontos Baixos: Silence from Afar; Inimical Chimera

8 gim

The Magician
Eis que volto para dar meu parecer sobre mais uma banda de bruxinhas,  vampirinhas e afins.

Confesso que o After Forever nunca me chamou a atenção, mas não estou arrependido de ter dedicado alguns minutos de minha longa vida para escutar a esse álbum e ao seu melancólico repertório musical. A banda holandesa chegou a ter "seu momento" em uma determinada época na virada do milênio, quando os vocais femininos mais técnicos começavam a ter espaço no cenário europeu de Heavy Metal, mas é claro que esse movimento acabou congelando como um cadáver vampírico; mas não sem render antes uma promissora e nostálgica visibilidade à então nova geração do Gothic Metal. A onda desse gênero naquela época chegou a promover - por exemplo - alguns eventos com foco nesse estilo aqui em São Paulo, como os descontinuados 'Vamp Festival' que aconteciam de semestre em semestre. E quando não para isso, serviu pelo menos para sustentar alguns donos de casas soturnas de rock, como o "After Dark", que era localizado no bairro do Belém - ZL.

Sobre o disco em questão, como escrevi à pouco: Melancólico, e não poderia ser de outra forma. Um pouco diferente dos seus comparsas do Within Temptation, o After Forever não explora seus cantos líricos com alguns tons maiores ou melodias mais cromáticas, ao invés disso preenche as brechas sonoras com o peso grave da guitarra e com uma contribuição (indesejada por este Metalcólatra) periférica dos vocais guturais masculinos. Quando os guturais graves trabalham, normalmente não estragam a musica, já os guturais médios e agudos........

Por causa da abordagem instrumental mais lenta e pesada, o After Forever assume de vez sua posição declarada de Gothic Metal, e traz consigo aquilo que é a maior característica do estilo, o tédio. O álbum oferece um alto grau de imersão, mas exige do ouvinte uma atenção que só pode ser mantida se o cidadão que se propõe a escutar estiver realmente com nada mais por demandar seu tempo, senão a música - como um vampiro - vira fumaça nos seus ouvidos, causando ou dispersão, ou irritação profunda (acredito que passei pelos dois estágios em algumas das minhas inúmeras tentativas de concluir a audição do 'Prision of Desire').

Mas enfim, ao terminar de escutar essa proposta do Venâncio, não achei que o resultado foi tão horroroso assim, e mantive uma certa relação de respeito ao cuidado dos músicos envolvidos quanto à criação dessa obra - o que não quer dizer que apaguei da minha memória toda a irritação e tédio que tive que passar ao analisar o álbum). No fim das contas serviu para eu ouvir depois de muito tempo algo do gênero, mas dizer que algum som entrou para minhas listas de MP usuais já é meio difícil...

Nota 5,9 ou \m/\m/\m/.





The Trooper
3
Venâncio, sabe aquela sensação de vazio que você teve ao sair do cinema depois de assistir Star Wars VIII? Foi o que eu senti aqui...

Sim, a Jansen tem uma voz muito bonita, aliás este álbum deveria ser gravado em dvd porque a Jansen É bonita e pelo menos a gente poderia ficar olhando para ela enquanto todo esse tédio rola...

É meio Haggard, eu poderia fazer uma resenha muito parecida com a que eu escrevi em Eppur Si Mueve ...

Mas é mais fácil eu admitir que não tenho capacidade para analisar esse tipo de som ...

Portanto resta apenas apelar para argumentos primevos como o do Pentelho e Mercante: Não é metal!

E vá fazer os outros dormir longe daqui!

Nota: \m/\m/\m/




Phantom Lord


Escutei este álbum uma vez há uns 7 anos atrás. Foi uma mistura de grande tédio e dor. A mocinha cantando óóóóóóóóóó - ó - ó - ó me causou enorme sonolência, e os pseudo brutos cantando grrr grrrour grhumph, ou grhaaah nhaaa shhraaaaah me causaram dor de ouvido, de barriga, de cérebro, de quase tudo... Após mais uma dolorosa audição, decidi fazer uma breve "resenha" direta e clara: A "Prisão de Desejo" é uma ópera com vários trechos de urros e grunhidos e com pouquíssimos trechos que remetem ao heavy metal ou qualquer sonoridade digna de ser chamada de sub gênero. Durante maior parte do álbum as músicas alternam entre trechos com vocais melódicos geralmente "lentos" e trechos de ritmos acelerados mais breves, estes últimos repletos dos urros e grunhidos. As vezes os gritos pseudo brutais também preenchem os trechos lerdos das músicas para causar mais vergonha alheia. Enfim, podem chamar este álbum de ghotic metal ou de opera pupunha death metal, foda-se. Para mim é uma merda. Nota final: 3,9 

P.s.: É tudo questão de gosto meus caros leitores... Um banana posta, os outros elogiam ou xingam mesmo. 
P.s.: Esta merda chegou a tocar em "casas de rock e/ou metal" ou em algum show no Brasil? Tentei imaginar os bananas "curtindo" esta merda. Mas tal merda deve ser inimaginável.

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Arandu Arakuaa - Kó Yby Oré

O álbum Kó Yby Oré lançado em 2013 da banda Arandu Arakuaa, foi escolhido por Venâncio para analise.


Faixas "T-atá Îasy-pe"; "Aruañas"; "Kunhãmuku'i"; "A-kaî T-atá"; "O-îeruré"; "Tykyra"; "Tupinambá"; "Îakaré 'Y-pe"; "Auê!"; "A-î-Kuab R-asy"; "Kaapora"; "Gûyrá" e "Moxy Pee Supé Anhangá".



Venâncio
A banda de Brasília, Arandu Arakuaa, traz uma proposta realmente interessante... heavymetal com características do folclore brasileiro.

Existem outras bandas que fazem isso, até ai nada de novo... agora fazer isso cantando em tupi-guarani alternando entre vocal limpo e gutural com certeza chamou minha atenção.

O nome da banda, traduzido para o português, significa “saber dos ciclos dos céus” ou “sabedoria do cosmos”.

Devo dizer que o tupi em conjunto com o vocal gutural traz uma agressividade inesperada mesmo quando a letra da musica não se expressa dessa forma (das que consegui achar uma tradução pelo menos).

Por não ser um apreciador dos estilos musicais nacionais, minha percepção delas se resume a identificar o que soa estranho ao rock/heavymetal... e com certeza posso dizer que não ficou ruim.

Forte: T-atá Îasy-pe , Aruañas , Tykyra , Auê!

Fraco: Tupinambá , Îakaré 'Y-pe

6 Cauim

The Trooper
3
Concordo com Venâncio quando ele diz que essa é uma proposta interessante. Realmente, manter gravações do idioma em áudio, fazer um folk metal brasileiro, colocar as lendas indígenas nas letras.

E daí eu tenho que avaliar o som. A fonética realmente encaixa com heavy metal, a voz da moça aliás, é bem bonita. Os trechos que parecem de viola, em Tykyra, ficaram legais.

E aí vem o famigerado vocal gutural, pior, gutural médio, não grave. E toda aquela discussão do vocal encaixar com a letra, que se perde completamente se você não entende o idioma. Não vou levantar essa bola de novo, já deu no saco.

Por fim, o instrumental: folk metal é foda, viking, indígena, o caralho que o for, se o folk tende menos pro heavy metal e mais para o folk, dificilmente descerá pela minha goela. A exceção até agora foi o álbum do Tyr que postaram por aqui.

O heavy metal apresentado neste álbum é extremamente progressivo, ou disruptivo, se permitem minha nova classificação de gênero musical: disruptive metal.

Enfim, vale a pena conhecer, vai ter quem goste, não é o meu caso.

Nota: \m/\m/\m/



Phantom Lord
Boas intenções às vezes não basta para se fazer algo bom... A banda canta em tupi, toca trechos de música brasileira, talvez não necessariamente tupi e... A parte "metal" do álbum é algum "Death" da vida. Ouvi este álbum duas vezes (um recorde para o gênero) e não sei se tem contexto, pois assim como os demais metalcólatras, não costumo pesquisar a fundo a origem, a discografia, história, conteúdo/letras das músicas das bandas... Por isso as resenhas acabam assim: Se o cara gostou, dá nota boa, caso não, senta porrada. Já dei minha opinião sobre Death metal e suas características, já devo até ter escrito muito sobre o que acho do "folk" em outras resenhas... Então, é o seguinte: Este álbum fica minimamente acima da média déti metal. Nota: 5,3

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Wig Wam - Wall Street

O álbum Wall Street de 2012 da banda Wig Wam foi escolhido por MetalMercante



The Magician
 
Primeiro de tudo; não confundir essa banda norueguesa aqui com a banda Wigwam finlandesa de rock progressivo (fazer o quê, se até as bandas de glam fanfarrão são dos países nórdicos hoje em dia... ¬¬').

Segundo que escrevi aí embaixo nos comentários (dia 22/12) que esse Cd deveria mesmo ser uma bosta, seguindo o comentário de meus colegas Metalcólatras Phantom Lord e Julião. Bom, como sempre não se confia em que um Metalcólatra escreve... (a não ser que seja você mesmo). Os motivos das picuinhas dos dois seletos membros são diferentes: Julião não gosta de nada que não seja Manowar to-be, e Phantom ressente e remói um 'não reconhecimento' de suas indicações Glam/HR aqui no blog (Pyromania e Trash). Portanto ambos comentários iniciais desse post soam como meros latidos ranhetas de pequenos cachorros pequineses...

Digo isso porquê o álbum é BOM, e depois de muito... muito tempo mesmo, o Merchant postou algo que preste! 

Ok, você terá que levar em consideração que é um pusta de um álbum oncinha/zebrinha, cheio de firulas e corinhos meiguinhos (bem bichescos mesmo), exatamente como foi feito e repetido no auge do Glam oitentista, mas existe muito cuidado no sentido musical, e as coisas não são jogadas aleatoriamente pelas pautas, sendo que cada riff é bem elaborado além de ter seu valor e seu próprio sentido nas melodias (mesmo o verso principal de "Wrong Can Feel So Right" que é na verdade, o verso de "Nâna Nenêm Que a Cuca Vem Pegar"). Aliás, a habilidade dos roqueiros nórdicos continuam me surpreendendo e ao mesmo tempo irritando, se a gente por aqui investisse em música desde a tenra idade como eles fazem por lá, não teríamos o Funk e o sertanejo universitário como principais motivos musicais nacionais... 

Enfim, as referências ao movimento oitentista são inúmeras e é uma colher cheia para quem curtiu muito aquela época farofa, inclusive a última musica do disco é uma homenagem merecida ao Alice Cooper (tá vendo Phantom, larga essa marra!). Mas no meu caso específico o que me arrebatou foi o trabalho das 6 cordas elétricas (12, no caso das gravações, já que tudo é overdubado), trabalhando em sincronia meticulosa os riffs pesados são memoráveis ainda que servindo de base para as maiores choradeiras e farofadas já escutadas, e os solos... virtuose é pouco! Esse tal de Trond Holter está definitivamente no meu radar (bronheiros de plantão, prestem atenção na última faixa instrumental: "Things Money Can't Buy"). Em outras palavras, as partes em guitarra fazem jus ao que eu sempre afirmei aqui no blog, que o Hard Rock contém os melhores registros guitarreiros do acervo do Rock e de suas vertentes, por um motivo que não consigo explicar com exatidão..... os maiores estiveram nessa pista e não no Heavy Metal: VanHalen, Steve Vai, Blackmore, Kotzen, Gilbert, Andy Timmons, Dokken, John Sykes, e por aí vai...

O que me deixa um pouco chateado é se tratar de mais uma banda 'Comedy', com alter egos, background falso e talz...  Isso é mais uma amostra que o Metal comercialmente não é mais levado à sério e por isso as bandas usam desse subterfúgio.

Bom Mercante, se zoeira ou não, você acabou por fazer uma ótima indicação para o final de ano dos Metalcólatras, por isso parabéns. Mas fica novamente a marca de sua personalidade contraditória, que em outras ocasiões ignorou, quando não menosprezou, bandas desse mesmo estilão..

Nota 7,7 ou \m/\m/\m/\m/.



Phantom Lord
Indicado por um cidadão que não resenha neste blog há "trocentos" meses, Wall Street da banda Wig Wam é um álbum de hard rock que flutua entre o cintilante glam rock e o heavy metal, com pitadas de sons eletrônicos em alguns trechos... Obviamente está mais para os gêneros mais leves do que para qualquer "metal", basta notar quantas vezes o suave refrão é repetido na faixa título por exemplo. O vocal limpo sobrepõe todos instrumentos, que mal apresentam algum peso... e passam muito longe de ritmos acelerados. Uma outra faixa (acho que a OMG!), que o imprestável do Mercante sequer identificou, segue um modelo similar a faixa título com um instrumental razoável com distorções e um refrão babaquinha e brega ressuscitando o tal glam, vulgo rock farofa dos anos 80. Enfim, é um álbum aproximadamente 50% escutável e 50% uma bostinha leve e pop, o que me traz a "dúvida": Qual seria a intenção do Mercante ao indicar essa joça para o blog? Mostrar que se bandas como os Titãs entraram no blog, o Wig Wam também pode entrar neste espaço? Cornetar o blog com algo que supostamente provoca algum dos metalcólatras? Não importa... Só sei que o álbum não vale mais do que este tanto de linhas de minha resenha. Nota Final: 5,8


The Trooper
3
Essa postagem foi uma clara provocação do Mercante à minha pessoa, pois eu estava xingando os metalcólatras no grupo de whatsapp (se não me engano, o xingamento utilizado foi 'bando de corno') para ver se 'animava' alguém a postar um álbum no último dia do mês, pois eu estava no serviço, e de lá havia pouco a se fazer para salvar mais um mês sem postagens. Então, diferentemente de Venâncio, não vou reclamar que o Mercante não fez a resenha (ainda) do próprio post.

Obviamente, Mercante postou o álbum pelo nome, só para provocar mesmo, é possível que ele nem mesmo tenha ouvido este álbum inteiro. Mas se ouviu, e gostou, ele quis manter seu título de mestre da contradição. Vou explicar por quê: o mesmo criticou a bonjovização do Ed Guy - nada é mais Bon Jovi do que este álbum; o mesmo desceu a lenha em City of Evil - há várias semelhanças entre este álbum e aquele (principalmente nos vocais); o mesmo criticou a discotecagem de All Hope Is Gone - discotecagem mais descarada do que One Million Enemies não há, lembrou até a trilha sonora de Turtles In Time do SNES ... vou parar nas contradições por aqui, pra não perder meu tempo.

E por falar em tempo, é inevitável uma reflexão: eu passo os dias da semana no serviço (9 horas mais 3 de transporte público), dormindo 8 horas para não ter dor de cabeça e saúde deteriorada, sobram 4 horas, em que você tem que tomar banho, cagar, lavar louça e o diabo que o for (sem contar as horas na faculdade), sobram apenas os fins de semana ... e aí?

Por que a reflexão? É inevitável pensar 'por que eu estou perdendo meu tempo resenhando essa merda?'

Vai se foder.

Enfim, o Magician está parcialmente correto, os caras sabem fazer música, o problema aqui é exatamente o que ele criticou em City of Evil: a escolha que os caras fazem com o talento deles.

Pra não dizer que foi uma perda de tempo completa, as duas primeiras faixas, embora possuam a profundidade lírica das músicas da Anitta (a profundidade é essa, rasa, pelo álbum todo), são bem legais, instrumentalmente falando, o resto é um pop 'gorfante' demais para mim.

Destaque para as guitarras de Wall Street e OMG!

Destaque negativo (de todo o ano de 2017 - a música campeã em ruindade) para The Bigger The Better, que além de ruim, tem uma das letras mais ridículas que eu já vi na minha vida.

Obviamente, lá pelo meio do álbum eu parei de ler essas merdas, e me esforcei em deixar o álbum tocando enquanto escrevia.

P.S.: Não tenho certeza se os caras quiseram se encaixar em comedy, etc, hein Magician? Os caras só entraram no glam mesmo.

P.P.S.: Consegui chegar até a faixa cover. Quando o cover é uma das melhores do álbum, é um sinal que você não está fazendo as coisas direito.

Nota: \m/\m/\m/ (fiquei com sérias dúvidas se as duas primeiras faixas conseguiam arrastar o álbum para a terceira mãozinha ... resolvi dar um boi)


terça-feira, 24 de outubro de 2017

Accept - Restless and Wild


O álbum Restless and Wild lançado pela banda Accept em 1982, foi escolhido por Hellraiser para análise.



Faixas :
1 - Fast as a Shark
2 - Restless and Wild
3 - Ahead of the Pack
4 - Shake your Heads
5 - Neon Night
6 - Get Ready
7 Demon´s Night
8 - Flash Rockin´ Man
9 - Don´t Go Stealing my Soul Away
10 - Princess of the Dawn


Phantom Lord
Um álbum que começa com a paulada Fast as a Shark realmente parece uma boa idéia para tentar despertar o blog na base do tranco. 
Restless and Wild é um clássico do Accept que eu descobri por curiosidade fuçando na internet quando ainda era fácil baixar álbuns... Algumas faixas mudam de ritmo repentinamente, como é o caso da Restless and Wild, mas não soam sem sentido nem irritantes. Há uma ou duas músicas paradonas, como Neon Nights, mas isto é compensado pelas demais músicas que trabalham um riffs bacanas, mostrando o bom repertório de idéias da banda para época. Mais precisamente, ao ouvir este álbum parece que diversos trechos de suas músicas serviram de inspiração para muitas bandas de metal: O caso mais notório é Flash Rockin`Man... Impossível acreditar que os caras do Maiden não piraram nesta música e inventaram 2 Minutes to Midnight. O álbum fecha com a curiosa Princess of the Dawn, com uma pegada ligeiramente ghotic rock. Não acho que Restless and Wild seja um álbum todo impressionante ou viciante, mas não tem pontos fracos e vale a pena ter para ouvir de vez enquando. O destaque, sem dúvidas, é a faixa de abertura, já citada aqui...

Fast as a Shark 8 

Restless and Wild 7,1 
Ahead Of The Pack 6,8 
Shake Your Heads 7 
Neon Nights 7 
Get Ready 7,3 
Demon's Night 7,4 
Flash Rockin' Man 7,6 
Don't Go Stealin' My Soul Away 7 
Princess Of The Dawn 6,9 

 Nota Final: 7,2

Hellraiser
3Buenas Caros Metalcolatras de plantão ! 
Primeiramente peço desculpas por meu (como dizem os bangers por aí) hiato aqui no blog. 
Infelizmente foi contra minha vontade e gosto (rsrs), mas cá estou diabolicamente de volta. 
Hellraiser para amedrontar toda poseragem e espantar aqueles Powerzinhos melodicuzinhos que meu irmão Magician insiste em ´´adorar´´. 
E sendo assim, em meu retorno, trouxe uma paulada de responsa, que fere ouvidos desavisados, e arrebenta vilarejos inteiros. 

Eu estava esperando meus amigos Metalcolatras escreverem primeiro, visto que, minha resenha com este petardo, seria apenas elogios. 
E vi que apenas, Phantom Lord já se atreveu a escrever sobre a bolacha,... Então sendo assim, não deixarei meu amigo sozinho nesta tarefa, e mandarei a minha visão sobre este álbum. 

Simples : Um dos melhores discos já lançados em todo sistema solar. 
Top 5 fácil para este que vos escreve. 
Nada, absolutamente NADA, era tão rápido e visceral quando isso foi lançado. Nem mesmo Motorhead tinha tanta velocidade assim. 
A faixa que abre o disco e começa com aquela musiquinha regional germânica, que na verdade, se trata de uma música infantil que era muito tocada na época do terceiro Reich, mas não se trata de uma marcha nazista, como muitos pensavam. 
Porém, o exército nazista começou a usar esta canção infantil em suas marchas,...PODE ISSO ?? 

Mas voltando ao foco, ..a faixa de abertura é um verdadeiro tapa nas ´´zoreias´´ de qualquer um que se aventure a escutar este disco. 
E pior, ...isso era só 1982.... 
Tudo isso serviu de inspiração e influência para tudo o que viria a vir depois, principalmente  o Speed Metal, e claro, o Thrash Metal. 
O disco tem muitas variações entre faixas mais rápidas e outras mais cadenciadas, ..porém, se destaca , pela infinidade de riffs presentes em toda sua extensão. 
O que mais se ouve neste disco, ..são os timbres ultra pesados e agressivos da guitarra de Wolf Hoffmann, já que Herman Frank foi até creditado no disco, porém não tocou. 
Os riffs de guitarra deste disco se sobressaem ignorantemente.... Vide a faixa título, ´´Ahead of the Pack´´ e ´´Shake your Heads´´ 

Temos até o que seria uma mega influência, como já citou o Phantom, sobre o riff de ´´Flash Rockin´ Man``... 
Porém, este riff ´´manjadaço´´ já havia sido usado por outras bandas, como Kiss.... E depois do Accept, uma infinidade de bandas usou, de maneira ´´meio´´ diferente, como Helloween, Saxon, Iron Maiden, entre outros. 

O disco fecha com a excelente, mais cadenciada, e figurinha marcado em todos os shows, ´´Princess of the Danw´´. 

Um disco totalmente influenciador, que serviu de inspiração pra várias bandas e até estilos... 

Pesado, certeiro, direto, ... 

Heavy Metal em toda sua essência. 

Obrigatório !! 

Único! 

No mínimo, nota 9


The Magician
Olá Metalcólatras e fãs, desculpe pela ausência recente... mesmo os magos poderosos possuem seus percalços.

Restless & Wild vem como proposta do Hellraiser pela solicitação deste que vos escreve, e se não conhecer alguns clássicos obrigatórios é pecado para um Banger, estou aqui a me confessar. Para mim, por puro preconceito ou falta de tempo disponível na minha concorrida lista de music player, por muito tempo o Accept foi "a bando do Udo", até me deparar com o Blood of The Nations de 2010. Desta forma tudo que escutara a respeito dos alemães e também quanto ao próprio material da banda era automaticamente traduzido como 'ACDC tobe'...

Naturalmente, hoje já não cometo mais esses erros de um Metaleiro jovem, e minha capacidade auditiva foi treinada para minerar a miríade de variações sonoras e harmonias produzidas em um trabalho de Heavy Metal enquanto eu defendo meu ranking do SF-IV do ps3 de um adversário level B+ (por exemplo).

De qualquer modo, o defeito que vemos com frequência entre os Metaleiros/Metalcólatras que se propõem a resenhar esporadicamente por aqui (e por aí também) não é somente a estupidez de jogar um álbum para um estereótipo padrão para descer a lenha no trabalho - como eu disse há pouco que fiz no passado. Um dos mais detestáveis defeitos é aquele orgulho incontestável  de uma ilusão ou devaneio do passado, é conhecido como "discurso de velho"; aquele negócio que seu avô ou pai costumava falar: "no meu tempo era bem melhor!" ou "isso lembra aquilo, e aquilo sim era música!...", o tipo de coisa chata que por mais que você coloque argumento para contestar, o lazarento do véio irá insistir em falar que o dele é bem melhor. Para quem interessar e para quem servir a carapuça: NÃO É PORQUÊ É VELHO QUE É BOM!" (vide minha resenha do Stained, disco fraco por sinal).

Dito isso abro caminho para este clássico do cenário Metaleiro.

Restless And Wild (R&W) começa muito intenso, e apresenta ao longo do trabalho um conteúdo consistente. Porém, as duas primeiras faixas - 'Fast As Shark' e a faixa título - podem criar uma expectativa ao ouvinte que no fim das contas acaba não sendo atendida, devido à sua velocidade e agressividade que é descontinuada no decorrer da obra. As faixas iniciais, que na minha opinião são as melhores, se destacam não somente pela boa qualidade, mas sim pelo peso, e no caso de FaS, pela velocidade (nada do que escutei lançado até 1982 possuía essa pegada frenética). Inclusive, é aceito pela comunidade do Metal que aqui está a germinação do Speed Metal, e com certeza não vai ser eu quem irá se opor à essa constatação. Aliás serve para coroar a careca do Wolff Hoffmann, um dos mais competentes compositores do Heavy Metal que foi obrigado por muito tempo à se manter na sombra do antigo famigerado vocalista.   

Ademais, é difícil destacar grandes títulos desse disco, mas fora as outras 6 faixas consistentes do álbum, acho que dá para apontar "Neon Nights" e "Flash Rockin' Man" como músicas no mínimo interessantes.

Valeu pela postagem meu caríssimo brô Hellraiser, mais um CDzim pra minha coleção de inúmeros trabalhos do Metal Alemão... com possibilidade até de entrar no meu top 50 germânico (mas ainda muito abaixo do Dark Ride). 

;)

Nota 7,1 ou \m/\m/\m/\m/.
  


The Trooper
3
É impossível refutar o peso e qualidade de Fast as Shark, é uma excelente faixa de abertura, um cartão de visitas de heavy metal. Entretanto paro por aí.

Restless and Wild é um álbum legalzinho, e não passa disso. As duas faixas que vem depois da primeiras são boas, mas Shake Your Heads é completamente 'sacal', e depois Neon Nights também não ajuda muito.

O álbum continua naquela pegada de metal de transição metal-rock-thrash, mas sem grande destaque para nenhuma das vertentes. Havia bandas melhores que já faziam um rock melhor e um metal melhor, para se ter uma ideia: este álbum saiu junto com The Number of The Beast, dá pra comparar?

Não, Iron Maiden era muito melhor. Black Sabbath já era muito melhor. E essa reivindicação de proto-thrash é o Venom quem faz, que convenhamos, é de um nível de qualidade não muito distante do Accept.

Enfim, Accept era uma banda de média para boa nessa época, nada além disso (não vou discutir outros trabalhos, o que tinha para escrever, escrevi na resenha de Blood of Nations).

Destaque para o guitarrista, que leva a banda nas costas.

Destaque negativo para o vocalista, absolutamente insuportável.

P.S.: Sobre o riff copiado por todo mundo: https://www.ultimate-guitar.com/articles/features/copycats_most_ripped_off_riff_in_metal-40508

Nota: \m/\m/\m/


quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Titãs - Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas

O álbum Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas lançado pela banda Titãs em 1987, foi escolhido por Phantom Lord para análise.



Phantom Lord
Já que o blog "sobreviveu" milênios, venho cumprir minha promessa que não foi exatamente prometida. Depois de ter que ouvir álbuns do Battle Beast, Faith no More, Slash, Type O Negative (que nem se tratam de heavy metal) e metais toscos como Hail to England, Kings Among Men, Violence and Force e Iron Blessings, nada mais justo do que trazer um rock mais punkesco. Afinal o Ramones quase entrou neste espaço no duelo de bandas que aconteceu há anos... Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas é um álbum (obviamente nada metálico) da banda brazuca Titãs, que emplacou diversos hits nas estações de rádio entre os anos 80 e 90 (Comida, Diversão, Desordem, Lugar Nenhum...) e por isto, várias de suas músicas fazem parte do meu repertório. É um álbum com músicas curtas e alguns temas "sociais" interessantes, ainda que geralmente expressando opiniões (claro). Nada mirabolante, mas bem criativo sem apelar muito para outros estilos musicais como acontece com diversas músicas de outros álbuns dos titãs. Em minha opinião o ponto forte deste álbum fica por conta de Lugar Nenhum seguida (literalmente) de perto por Armas para Lutar.

Todo Mundo Quer Amor 6,2

 Comida 7,2 
O Inimigo 6 
Corações e Mentes 6,7 
Diversão 7,1 
Infelizmente 7 
Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas 6,5
Mentiras 6,2 
Desordem 7 
Lugar Nenhum 8,1 
Armas Para Lutar 8 
Nome aos Bois 5,5 
Violência 6,5


 Nota Final: 6,9

Hellraiser
3Pois é….. 

Metalcolatras ….. Titãs !!! 

Meio esquisito isso por aqui… 

Mas confesso…. 

Gosto deste disco ! 

Tenho este CD… 

Isso bate em mim com total nostalgia, …numa época em que o Titãs era uma banda de altíssima qualidade, e ao mesmo tempo ´´porra louca´´. 

Uma meia sequência do já muito foda ´´Cabeça Dinossauro´´, onde a banda não deixou a peteca cair, e veio recheado com verdadeiros hinos do Rock brazuca como ´´Comida``, ´´Corações e Mentes``, ´´Diversão´´, a faixa título, ´´Desordem´´ e a super paulada ´´Lugar Nenhum´´. 

Época de ouro da banda. 

Não sei qual nota dar a isto, ..mas pela época, pelo saudosismo, e pela qualidade da banda, segue aí um 7 de boca cheia !!!! 

 
The Trooper
3
O Phantom aloprou ... essa é a verdade. E eu estou sendo o philodox de sempre na minha resenha. Porque não escondo que Titãs sempre foi minha banda predileta de rock nacional (antes de virar pop).

Para estabelecer paralelos na minha análise, enquanto eu ouvia este álbum no caminho para o trenzão, eu comparei essa postagem como se alguém que fizesse resenhas de heavy metal tivesse que fazer uma resenha do Billy Idol de repente.

A comparação é útil para excluir o fator de musicalidade regional da análise. Billy Idol toca um rock and roll muito diferente de heavy metal. E sim, eu sei que o blog não é apenas de heavy metal. A proposta na criação foi de postar rock/heavy metal, independente do nome ou das discussões imbecis que alguns, principalmente Barbarian e Pentelho, insistiram em trazer para as postagens.

Mas JNTDNPDB (nome cumprido da porra) é um álbum aberrativo para um blog que tem de 80 a 90% de postagens de heavy metal. Não estou dizendo isso querendo excluir o Phantom do blog, pois não sou xiita como Mercante/Barbarian, nem cago regras como o Magician e o Próprio Farofa Lord. Mas sim, para enfatizar a dificuldade de resenhar e dar nota para um álbum desses. (Tudo bem, Blood Kisses e outras merdas do tipo deveriam dizer algo sobre isso... mas se dizem, eu não entendo o significado)

Se fosse Titanomaquia a tarefa seria mais fácil (talvez até o Cabeça Dinossauro), porque embora tenha a usual porcentagem de maluquice própria dos Titãs, é um álbum muito mais pesado e que indiretamente está muito mais ligado ao heavy metal.

Mas enfim, chega de enrolação e vamos lá: é óbvio que tem várias músicas dos Titãs que são compostas enquanto os caras estão fumados (pra mim é impossível alguém compor algumas dessas maluquices sem estar doidão). Essa parte fumeta existe em várias bandas, e aqui no blog pode ser constatada em alguns posts, como Angel Dust do Faith No More, e o já citado Blood Kisses do Type O Negative.

As músicas fumetas, mesmo aquelas do Black Sabbath e Pink Floyd (e olha que eu gosto muito das músicas sóbrias dessas duas bandas), nunca conseguiram despertar minha atenção. Então eu só posso destacar as músicas 'sóbrias' da banda neste trabalho: Comida, Corações e Mentes, Diversão, Mentiras, Desordem, Lugar Nenhum, Armas pra Lutar, e Violência.

O legal de Titãs é que no meio do caos das letras você sempre tira algo muito bacana, que faz você refletir. Esse viés meio anarquista dos caras é bem próprio do rock, é um estilo de contestação, não tem como negar. Pode ter um merda de um nazista que ouve/toca algum tipo de rock/metal? Claro que sim, afinal ninguém espera de verdade que a humanidade tenha coerência. Mas eu realmente gostaria que aquele cidadão que faz questão de defender os 'valores' da família, da religião que ele acha que é a única correta, ou os 'direitos' do patrão, fosse ouvir um tipo de música mais 'chupa-bolas.'

Enfim, o destaque de verdade vai para o baixista (quando boa parte das músicas tem pouca distorção, o cara tem que saber tocar), e para Lugar Nenhum (essa música é realmente foda ... e também para refletir. E cuidado ao refletir, você não pode ter preguiça e parar no meio do caminho. Tem que fazer o caminho completo.)
Nota: \m/\m/\m/\m/


quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Dragonheart - Underdark

O álbum Underdark lançado em 2000 pela banda Dragonheart, foi escolhido por The Magician para análise.

Faixas: 1-Intro; 2-Arcadia Gates; 3-Battlefield Requiem; 4-Dynasty And Destiny; 5-Tied In Time; 6-Night Corsaries; 7-Sir Lockdünam; 8-Underdark; 9-New Milenium; 10-Mists of Avalon; 11-Gods of Ice.

The Magician
Essa postagem foi feita obviamente para corrigir o equívoco cometido no mês passado, quando por desinformação, indiferença ou ignorância mesmo, o Trooper postou aqui no blog o segundo álbum do Dragonheart, ao invés do épico debut dos curitibanos.

Pois aqui está, o primeiro disco de Power Metal declaradamente 'espadinha' do Brasil, Nerd Metal até os ossos, sem rodeios; se o Blind Guardian era responsável por carregar a bandeira Nerd à frente das demais bandas gringas na virada do século, eles o faziam de certa forma elitizada, estavam com obras literárias respeitáveis como base lírica. Já o Dragonheart foi direto ao assunto, pulando da literatura tradicional de fantasia direto para os cenários de RPG, tanto na capa quanto no conteúdo musical (conforme citado pelo Trooper na postagem anterior).

Oras, não é preciso dizer o que isso significava para os moleques RPGístas e metaleiros daquela época (e naquela época acreditem, se não haviam tantos metaleiros que eram RPGístas assim, o oposto - RPGístas que eram metaleiros - era praticamente 50%) e eu estava nesta área de intersecção, ou seja, M∩R = (The Magician). Era como se o "curso natural das coisas" finalmente tivesse convergido na concepção deste álbum, e posso afirmar que foi um sonho realizado para esse grupo de nerds: "enfim um CD feito exclusivamente para as trilhas sonoras de nossas sessões".

Além disso, naqueles dias posso afirmar que havia uma excitante sensação de futuro promissor para o gênero espadinha, com lançamentos badalados de bandas como HammerFall e Rhapsody. Logo, o Dragonheart seria a primeira de muitas bandas brazucas nesse gênero, serão álbuns e mais álbuns, um atrás do outro! e enfim o direcionamento do Metal ao encontro das histórias de fantasia será consoli........ sqn. Como sabemos todo esse cenário promissor secou e morreu até a raiz. E a despeito da não proliferação do estilo, particularmente para mim, ficou essa boa memória daquela época: o disco Underdark.

A produção é um pouco tosca com certeza, mas a atuação da bateria com participação providencial do bumbo, mais os riffs britados das guitarras fornecem um preenchimento que esconde um pouco o trabalho demasiadamente simples de equalização e mixagem. O vocal a princípio pode ser considerado bem fraco para este gênero pretensioso, ponto percebido nos tons que são sustentados por mais de 5 segundos, quando o vocalista só consegue mantê-los por meio de seus vibratos; mas ao escutar o trabalho por diversas vezes me acostumei com essas linhas chorosas, e acho até que é uma das assinaturas necessárias para identificação peculiar da obra.

Os instrumentos no quesito criatividade estão impecáveis, a ponto de entregar partes memoráveis em "Battlefield Requiem", "Tied in Time" e principalmente em "Dynast And Destiny", com o refrão épico sendo apresentado imediatamente após o brigde através dos licks de guitarra executados em perfeita harmonia à sequência de pedais duplos da bateria: 

final do bridge: "... across the tiiime!".
entrada dos licks de guitarra no refrão: "turu-ru-ru-rurúúúú, turu-ru-ru-rurúúúú, turu-ru-ru-rú, rú-rú-rú, rú-rú-rí-lú-léuuuum"
baterias: "pr-r-r-r-r--r PÁ; pr-r-r-r-r--r Pé-Pé""pr-r-r-r-r--r PÁ; pr-r-r-r-r--r Pé-Pé"
início dos vocais no refrão: "Dynast And Destiny!"

Essa bagaça é uma das melhores coisas que já escutei na merda da história do Heavy Metal mundial!

Além disso "Sir. Lochdänam" é uma excelente balada no melhor estilo bardo medieval, e de todas as faixas, é a mais imersiva e competente no sentido de criatividade na composição da melodia.

Em suma, o álbum da primeira à oitava faixa (a faixa título) é muito mais que agradável, mas após esse ponto começa a ficar um pouco cansativo, tanto pela voz meio desafinada quanto pela repetição de riffs metralhadora, e por isso Underdark poderia ser um pouco mais breve. 

Após 17 anos , minha memória foi reativada pela postagem errada do Trooper, o que me fez procurar o já encostado Underdark e me lembrar não somente das boas músicas, mas das incontáveis tardes e noites de jogo sob tal trilha sonora tocada no som da sala de Tadovsky, de forma vibrante e nostálgica....  

to ficando velho mesmo... ¬¬'.

Nota 7,7 ou \m/\m/\m/\m/.

p.s: Trooper, os caras do Dragonheart concordam com você sobre os vocais guturais; eles devem ser utilizados para interpretar criaturas grotescas (conforme início da faixa "Underdark").
         
Phantom Lord
Não tem jeito. Opinião e/ou gosto é viés... por inúmeros motivos. Duas postagens seguidas abordando a banda brazuca Dragonheart já é um sinal disto. O que temos aqui é um trabalho de potencial significante dos gêneros melódicos e/ou power metal. E o meu "viés" diz que é potencial porque o trabalho apresenta certa criatividade, mas tem algumas limitações nítidas. Além da produção simples (é claro, este é o debut dos caras), o vocal principal se arrisca neste gênero (ou sub?) do metal, e na minha opinião não alcança o mínimo necessário para se destacar. Não estou dizendo que é horrível, mas eu esperava mais de quem se propõe a este tipo de música. Não notei uma grande variação de "agudo - grave", nem alguma característica que me chamasse atenção, pelo contrário: Ao longo prazo os vocais me causaram momentos de distração e sonolência. A parte instrumental num geral é bem competente e criativa, melhor do que muitos manowars da vida, com certeza. No fim das contas,apesar do potencial, a banda fica um tanto limitada pelos vocais simplórios, e o álbum acaba se tornando cansativo.

Bom... Não há mais o que citar deste cd, então vamos abordar possíveis preferências musicais e vieses: O que fez nossos colegas metalcólatras debaterem sobre qual é o melhor cd da banda Dragonheart? Vamos começar pelo fato de que a maioria destes indivíduos eram nerds, jogadores de Role Playing Game. E que a maioria gostava de heavy metal e alguns de seus "sub gêneros". Só aí já temos 2 motivos iniciais: A maioria já estava inclinada a gostar do heavy metal que aborda temas nerds (fantasia medieval etc). Além disto alguns destes metalcólatras já gostavam de bandas que possivelmente serviram de inspiração para o Dragonheart, como Blind Guardian e Grave Digger... É preciso dizer mais? Era momento de formação de gosto musical e de repertório / personalidade para a maioria destes jovens (na época) nerds. Tais discos e/ou suas músicas agora fazem parte de seus repertórios e de suas personalidades, pois foram um "marco" dos bons momentos da juventude destas criaturas. Não adianta abordar "feeling" ou relevância do trabalho... "Mimimi, mas essa banda é true, aquele álbum é melhor, este nem tanto". É tudo blábláblá, puro besteirol existente em praticamente todos grupos, sejam de nerds, de playboys, de funkeiros ou de caralho à quatro.
Intro/Arcadia Gates 6,7
Battlefield Requiem 6,2
Dynasty And Destiny 6,9
Tied In Time 7,1
Night Corsaries 7
Sir Lockdünam 7
Underdark 6,8
New Millenium 6,8
Mists of Avalon 6,9
Gods of Ice 6,1
Nota Final: 6,7


The Trooper
3




O primeiro álbum do Dragonheart tinha uma dose considerável de amadorismo, é possível notar aquela pegada de banda iniciante que fazia covers e ainda não se desvinculou completamente disso, então sua criatividade fica diluída no caldo de empolgação com suas influências musicais.

Eles também ainda tinham algum problema com o inglês, tanto para escrever como para cantar. As letras abordam fantasia, o que é a verdadeira novidade em terras brasileiras, mas eram um tanto dispersas na maior parte do conteúdo.

O álbum começa com uma intro que não tem como não lembrar Grave Digger, e a primeira faixa, Arcadia Gates não tem como não parecer que a banda está fazendo um cover de Blind Guardian. Outro problema, é que a banda se arrisca a fazer mudanças de ritmo mirabolantes durante toda a extensão do álbum, e sem ser o verdadeiro Blind Guardian, isso é bem perigoso. Nem mesmo o Kai Hansen conseguiu fazer isso sem fazer meus ouvidos sentirem, como afirmei lá na resenha de Power Plant.

Mas até que os caras conseguem se safar nessa balbúrdia. A segunda faixa, Battlefield Requiem é relativamente simples, mas os caras estão com mais pegada própria, e daí você já consegue pensar que talvez eles sejam bons.

A terceira faixa chega, e com ela vem a trinca de músicas que é o ponto alto deste trabalho. Dynasty and Destiny começa com pedradas na bateria e encaixa um refrão extremamente grudento que é muito legal.

Tied In Time tem uma intro própria, e parece uma mistura de Viper (que parece ter influenciado em mais algumas faixas) com Blind Guardian. Uma mistura que deu certo! É mais uma música empolgante dos caras. O refrão cola bem, e o solinho de guitarra é bem legal (embora a segunda parte lembre Viper novamente).

E para fechar a trinca-destaque vem Night Corsaries, em que os caras estão com uma pegada própria, com uns riffs de guitarra base bem legais e uma letra que se não é um primor, é pelo menos bem bacana pra quem tem seu próprio grupo de aventureiros. E por fim a música ainda tem uma melodia bem legal um pouco antes do final (na parte dos seven seas e blábláblá).

Eu disse fechar o destaque, mas o impacto que a próxima música traz é maior do que meramente extinguir um destaque. Sir Lockdunam é uma balada. Eu fiquei tentando lembrar de onde esse nome é familiar, até que finalmente descobri: Lachdanan, personagem de Diablo. Até aí, tudo bem, usar um nome parecido, grande merda. Mas a música começa parecendo uma balada do Blind ... até aí, tudo bem de novo, foda-se. Mas aí chega chega aos 2:14 da música, e vem isso aqui:

How can I feel thousand battles I saw

Strong like a storm listening the called of war

My spirit is a drum that conclamed the warriors

Death is redemption to goes to Valhalla

Não, não é sobre a letra. É sobre a melodia. Bota aí, nos 2:14, e ouve ... eu espero.

Puta que pariu! Que clone é esse? Para quem conhece Blind Guardian, não tem como desvincular este trecho, de Bard's Song. Não precisava fazer isso, tava até indo bem. Não sei como o Phantom conseguiu dar 7 para esta música.

Enfim, essa brecha desanima um pouco de ouvir o resto. Se é pra ouvir cover eu vou num boteco e ainda encho a cara de cerveja. E os caras não se recuperaram muito dessa magia clone que usaram. A necromancia corrompeu o resto das almas até o fim do cd.

Ainda dá para dar um destaque para a faixa título, Underdark, que é sobre Forgotten Realms mesmo. Os caras citam Toril, o planeta do cenário de campanha onde existe esse mundo subterrâneo populado por drows, que também são citados, bem como sua deusa Lolth. E o vocal a la Grave Digger, é pra mim, o ponto forte dos vocais da discografia dos caras.

E o álbum termina com algumas músicas razoáveis, mas nada além disso. Portanto o fanatismo de Julião e Magician com este álbum, dois membros que gostam de expor suas mentes caóticas, só pode ser justificado por pura perda da razão. O que, com música, é totalmente apropriado, fico feliz que foram movidos de seus estados mentais medíocres com Underdark. Para mim, no entanto, quem errou na postagem foi o Magician, e não eu. Vengeance In Black é muito, mais muito melhor.

Destaque para a trinca que citei antes: Dynasty and Destiny, Tied In Time e Night Corsaries. As três faixas que puxam Underdark para a quarta mãozinha na minha humilde avaliação.

Por hora é só ... obrigado pela atenção ... ou não.

Nota: \m/\m/\m/\m/