segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Iron Spell - Electric Conjuring

O álbum "Electric Conjuring" da banda Iron Spell, lançado em 2016, foi escolhido por Hellraiser para análise dos Metalcólatras.












Faixas :
1.Ave Zulbah (intro) 01:17
2. Torches in the Woods 04:34
3. Night of the Mothman 03:37
4. The Witch 04:07
5. Under the Iron Spell 04:08
6. Stormrider 04:47
7. Black Candle Light 03:16
8. We Are Legion 04:27
9. Evil Gypsy 03:28
10. Moonlight Maniac 03:57
11. Castle of Punitore 05:02











































Hellraiser
3Hail Metalcolatras. 

Venho aqui trazer mais uma pepita escondida no underground do cenário matalico a quem possa interessar. 

E desta vez, uma banda pertencente ao novo movimento do Heavy Metal mundial, o NWOTHM. 
 E um disco deste ano corrente, 2016. 

Como meus amigos já devem ter percebido, diferente de outros, eu só trago aqui, discos que realmente GOSTO muito. 

E esse não é diferente, muito pelo contrário, já se tornou um dos meus preferidos dos últimos anos. Uma banda de Heavy Metal tradicional, com muita melodia (sem soar meloso). 
Considero este disco meu preferido de 2016 até agora. 

Claro que meus amigos aqui, provavelmente não compartilharão da minha opinião, ...dizendo que teremos Hammerfall e afins ainda, mas esse, pra mim, não perde a majestade de jeito nenhum.

Sonoridade totalmente Old Scholl. 
Diferenciado claro, pela produção magnífica, desde a excelente capa, até a gravação. 

O álbum começa com uma intro, e já despenca pro Metal em ``Torches in the Woods``. 
Na sequência temos ´´The Night of the Mothman`` que continua na mesma pegada. 
Heavy Metal puro sangue ! 

´´The Witch`` já é mais carregada, e soa muito bem aos ouvidos, com um belo refrão e riffs sensacionais. 
O trabalho de guitarras deste disco é excelente, lembra muito as bandas oitentistas que faziam as ´´dobras´´ como Iron e Judas. 

´´Under the Iron Spell`` volta a acelerar a coisa. EXCELENTE música instrumental, ótimos solos, guitarras dobradas, riffs, melodia. Tudo muito bem encaixado !!!! 
Trabalho magnífico ! 
Impossível não curtir esse petardo. 

Chega ´´Stormirider`` e a sonzeira continua no mesmo naipe, mas abre espaço para a mais rápida, e talvez uma das melhores do disco, ``Black Candle Light``. 
Refrão grudento, paulada desenfreada, mudança de andamento, ótimo solo, e tudo o que uma boa música de Heavy Metal precisa. 

Agora, vem uma ´´trinca´´ que é minha parte preferida deste disco. 
São 3 faixas mais cadenciadas, com muita melodia, esbanjando feeling, e deliciosas de se escutar. 
``We are Legion`` é excelente. 
Gruda na mente, e tem um refrão pegajoso demais. 
Quase um hino ! 
Queria saber se meus amigos Phantom, Magician e Trooper discordam ! 
´´Evil GypsY`` é outra de refrão marcante. Levada sensacional e um ótimo trabalho musical, tanto nos vocais, quanto na melodia. 
´´Moonlight Maniac´´. Cara, como eu gosto desta faixa !!! Acho incrível. 
Muita melodia, muito feeling. 
Um deleite aos ouvidos ! Mais um refrão marcante. 

E pra fechar a obra, ..mais uma intro, que descamba para a faixa de encerramento, a ``Castle of Punitore``, que fecha o disco em grande estilo, e não fica devendo nada ao resto do disco, muito pelo contrário. 

Convido todos Metalcólatras a se viciarem com isso. 

Nota 8,5

  Phantom Lord
Mais um álbum bacaninha no blog. Eu poderia classificar este disco do Iron Spell como uma das luzes no trevoso caminho do heavy tradicional. Trevoso no sentido de trevas de criatividade mesmo, não por uma suposta "ambientação dark". Electric Conjuring não é um disco espetacular mas consegue trazer muitas características de diversas bandas de heavy metal sem parecer cópia descarada de banda alguma. O vocal dá conta do recado e "o instrumental" parece bem inspirado e bem trabalhado, raramente mostrando momentos tediosos. 
 Diferente do Hellraiser, a minha opinião é a seguinte: As melhores faixas estão no começo do disco (também ouvi as faixas em "ordem aleatória" e não mudei minha opinião), enquanto os pontos mais fracos do disco são We Are the Legion e Moonlight Maniac.
 A produção parece boa sim, incluindo a arte da capa, muito bem feita, mas talvez a menina de camiseta listrada e tênis allstar esteja um pouco fora de contexto. Mas isto é um assunto subjetivo de semântica, projeto e "design" que nem vale ser discutido aqui.
 Referente ao "feeling" acho que também é um assunto muito subjetivo. Ao pé da letra podemos traduzir feeling como "sentimento", o que de fato, é necessário ter para se criar qualquer arte, seja música, artes visuais etc... Só que o "feeling" depende também de quem ouve, pois se não estaríamos falando de inspiração, que é outro assunto subjetivo que já levantei aqui no blog (interessados confiram na resenha do Unisonic...). Para mim feeling é a transmissão de mensagem e energia da banda aos ouvintes, tenho como maior exemplo de disco tosco cheio de feeling o Kill`em All daquela popular banda "mainstreamesca". 

 Ave Zulbah/Torches in theWood 7,6
 Night of the Mothman 8,0
 The Witch 7,2
 Under the Iron Spell 6,8
 Stormrider 7,0
 Black Candle Light 6,8
 We Are the Legion 6,4
 Evil Gypsy 7,2
 Moonlight Maniac 5,9
 Castle of Punitore 6,7

 Obs.: Existem trechos/músicas que parecem combinar riffs inspirados no Iron Maiden e na carreira solo de Ozzy Osbourne... interessante como demora para surgir tais transformações no heavy metal que permitem boas novas músicas neste surrado estilo musical.

 Nota Final: \m/ \m/ \m/ (7,0)

The Magician
"MASTER CHEF PANELEIRO" 

Esse é o mais novo apelido que recebi no nosso blog Metalcólatra.

Tal alcunha foi um batismo do caro amigo Hellraiser, indignado com as postagens Power Metal que ocorreram recentemente no blog - mais especificamente Helloween e Viper -, como se eu fosse uma espécie de organizador desse movimento, ainda que nenhuma delas tenha sido de minha autoria. Mas vou procurar responder essa acusação indevida em outra oportunidade.

Por hora, cabe a mim (o Master Chef paneleiro do site) fazer uma resenha digna de um verdadeiro Mestre-Cuca do Metal, ao analisar o trabalho dos candidatos do nosso "talent show": Iron Spell com Eletric Conjuring.

 Essa cozinha aí não tem problema para mostrar que sabe se virar com os ingredientes básicos para um bom Heavy Metal "mata-fome". Embora o 'menu' seja um pouco insosso no resultado final, os candidatos se dão bem com essa receita clássica de Metal e não passam vergonha, ficando claro que todos os temperos que esse prato pede são colocados na medida certa (principalmente quanto às distorções, solos bem feitos, versatilidade razoável nos vocais e cadência moderada e bem preenchida por todo o disco). Os acompanhamentos também são apresentados na medida certa, de música instrumental meio-progressiva até certas ambientações para aquelas músicas que possuem pitadas mais dramáticas como "Castle of Punitore".

Mas se por um lado os caras sabem as medidas certas dos ingredientes, assim como o tempo correto de forno, eles pecam pela falta de criatividade ao incrementar a receita clássica. Somente em algumas guarnições os cozinheiros surpreendem, pois na maioria do tempo estão preocupados em preparar aquele velho prato comercial de padaria, onde caso errem, o cliente pedreiro que vai rangar esse som, com certeza não irá perceber. E já que o prato principal é modesto os chefs em questão poderiam ter entregue alguma sobremesa, tipo um cover famoso, que daria mais ênfase para qual é seu verdadeiro estilo próprio, já que nas opções desse cardápio, não deu pra perceber qual é.

Como avaliação geral acredito que a banda em questão estaria qualificada para uma próxima etapa do Master Chef/Hell's Kitchen Metalcólatra. Mas que fique avisado que o grupo ainda tem o que evoluir.

Para que tenham uma boa experiência degustativa e também para que se satisfaçam com um bom Heavy Metal, recomendo as músicas "Evil Gypsy" e "Under the Iron Spell", as melhores do Menu; para paladares menos exigentes acredito que "Castle of Punitore" e "Moonlight Maniac" são boas pedidas. 

Nota 7, ou \m/\m/\m/\m/.





The Trooper
3
Agooooooooooooooooooooooora sim, Hellraiser! Pqp, que achado! Dá pra entender perfeitamente porque é o melhor do ano pra você.

O que temos aqui, amiguinhos, é um trabalho fudido que não deixa nada a desejar se comparado aos melhores trabalhos das bandas mais conhecidas do heavy metal. Posso estar exagerando? Talvez, mas temos que ter um enorme respeito com bandas que conseguem impressionar na primeira audição, é muito difícil hoje em dia, com tanta obra-prima lançada nos anos 80 e 90, não dá pra esperar muita inovação impressionante.

O trabalho impressiona pela pegada, pela criatividade (ignorem o Magician), pelo feeling, pela técnica, e pela produção. O vocalista me lembrou um pouco o Joacim, mas mais sólido (!), nos poucos trechos lentos ele se parece mais com o André Matos ... O.o

Todos os instrumentistas mandam muito bem, mas esses guitarristas ... fazia muito tempo que eu não ouvia uns solos de guitarra tão bons, e os caras ainda conseguem variar bastante nas bases. Uma das coisas mais impressionantes deste trabalho é que ele lembra o metalzão clássico que a gente curte, mas se tiver 1 riff que parece cópia de alguma música clássica, é muito.

Enfim, eu só não gostei muito da intro, me deixou com um pé atrás, que foi logo empurrado pra frente na primeira música. O trabalho visual, embora eu tenha que concordar com Hellraiser novamente (é muito bonito), é meio bosta por querer entrar nessa porra de modinha de old school (e aí o Phantom já explicou com mais propriedade, já que seu alter ego é da área), fugindo do verdadeiro tema do álbum (que tende ao ocultismo, ou terror). Pô, faz um som bom e dane-se esses rótulos.

Eu acho que só faltou uns refrãos bem grudentos pra alcançar a perfeição. Espero trabalhos muito bons em breve. Eu estava concordando com o Phantom sobre gostar mais do lado A da bolacha, até ouvir a maldita Castle of Punitore. Os malditos fizeram tudo o que precisava pra fechar o álbum com chave de ouro (tava faltando uma música um pouco mais lenta).

Por isso sou obrigado a dar destaque pra porra do álbum inteiro.

É isso aí, venha você também falhar no teste de resistência e ficar sob efeito de Iron Spell!

Nota: \m/\m/\m/\m/