O álbum Infidel, lançado pela banda Ambush em 2020, foi escolhido por The Trooper para análise.
Faixas: 01-Infidel; 02-Yperite; 03-Leave Them to Die; 04-Hellbiter; 05-The Summoning; 06-The Demon Within; 07-A Silent Killer; 08-Iron Helm of War; 09-Heart of Stone; 10-Lust for Blood
The Trooper
Chegamos ao fim de mais um ano. Magician, esgotado com os rituais de seus círculos de Proteção ao Mal, não conseguiu fazer o post de encerramento e coube ao membro mais resistente do grupo o fazer (mortos-vivos não tem mais o atributo Constituição, a origem da resistência é energia do plano negativo).
Mas afinal, o que é um ano? É uma medida de tempo usada por seres humanos, que bate mais ou menos com a passagem das estações. Como as estações são diferentes para os dois hemisférios, uma parte conta que o ano virou no inverno, outra no verão (creio que quem está exatamente na faixa do equador não sinta muito a diferença, embora a dinâmica atmosférica deva mudar devido à influência das massas de ar modificadas pelo aquecimento/resfriamento nas latitudes acima e abaixo).
Se olhássemos do ponto de vista da translação apenas, seria possível 'marcar' um ano do ponto na órbita elíptica da Terra em que estivéssemos mais próximos (periélio) do Sol ou mais distantes (afélio). A virada do ano então coincide aproximadamente com o periélio (ponto verde no círculo amarelo da figura abaixo).
Quem não conhece a dinâmica das estações poderia pensar 'verdade, se a Terra está mais próxima do Sol, fica mais quente', mas as estações são definidas pelo nível de insolação que o hemisfério recebe conforme o ângulo do eixo de rotação da Terra no momento. Para quem vive no hemisfério sul, o solstício de verão (o dia do ano onde há o maior ângulo de inclinação no eixo) ocorre aproximadamente no dia 21 de dezembro, e o periélio 14 dias depois, aproximadamente no dia 4 de janeiro.
'Mas não era para o dia 21 de dezembro estar no meio do verão ao invés de ser o começo?' A definição das estações é arbitrária, mas há um atraso no aumento da temperatura com a exposição solar, que varia de acordo com a latitude e características climáticas, em alguns lugares esse atraso pode ser de 3 semanas, variando para mais ou para menos. O atraso se dá devido ao tempo necessário para o aquecimento de terra, água e ar. Em uma escala menor, esse fenômeno pode ser observado no decorrer do dia, na latitude de São Paulo, por exemplo, o horário mais quente é por volta das 14 horas, e não ao meio-dia (isso sem levar em conta fenômenos comuns em climas urbanos como as ilhas de calor).
Bem, vamos usar então o periélio como medida para o fim de 2020, falta pouco, 4 de janeiro está logo ali. Nessa volta toda ao redor do sol, tivemos mais um passeio catastrófico. Catastrófico para os seres humanos, claro. Uma espécie que vive próxima à uma estrela. Somente na nossa galáxia, estima-se que existam entre 200 e 400 bilhões delas. Estima-se que existam centenas de bilhões de galáxias no nosso universo. O 'catastrófico' desaparece nessa escala, mas pra gente, que conhece quem tá morrendo, e que vê de perto como estamos lidando com isso, a palavra catastrófica é nossa, e ninguém tira.
Nesse passeio galático virulento, nem tudo de ruim aconteceu, algumas coisas boas surgiram, e dentre elas, o álbum que postei (c#¨&$*! Só agora chegou no álbum!). Mas ele não é fantástico, quando você sai por aí em busca do novo Master of Puppets, está fadado ao fracasso. É o que tem pra hoje. Bate com o que eu espero da nossa sociedade pra nossa próxima volta ao redor do sol, no máximo vai aparecer uma ou outra coisa boa, os problemas fedorentos ao nosso redor, vão continuar adentrando nossas narinas e perturbando nosso cansado cérebro.
O lado A da bolacha chega a ser empolgante. Pesado e com criatividade. Mas o lado B dá uma desacelerada. Ainda sim, é bom deixar um tag nessa banda e acompanhar o andamento.
Uma melhor volta para todos nós, querer isso independente da realidade. \m/
Nota: \m/\m/\m/\m/
P.S.: Se procurar na wikipedia, vai achar uma banda canadense de country. Esses caras são suecos, estão no terceiro álbum, e qualquer googlada vai te dar mais informações.
P.P.S.: a imagem do afélio/periélio foi retirada da wikipedia.
Vou acender um aqui pra tentar fazer uma resenha no mesmo estilo da sua, Trooper hahaha
ResponderExcluirKkkk...isso pq foi meu antepenúltimo dia do ano sóbrio, hein?
Excluirinteressante
ResponderExcluir