O álbum Pyromania lançado em 1983 pela banda Def Leppard, foi escolhido para...
... "a análise de 1º de abril".
Phantom Lord
Sempre ouvi dizer que Def Leppard era uma das três bandas principais da NWOFBM e nunca entendi direito o motivo, então vamos a análise deste clássico do “new wave of britsh metal”:
Pyromania é o álbum com o maior número de músicas do Def Leppard conhecidas por mim... e de acordo com inúmeros sites e revistas é um dos maiores clássicos da banda.
Rock Till You Drop começa o album com uma inspiração em AC DC... talvez seja um bom rock ou hard rock...
Photograph é um hit bastante tocado nas rádios... Aparentemente um rock (bem) comercial.
Stagefright possuí velocidade superior nas guitarras, até aproxima-se de um “heavy metal”, mas a produção (e/ou distorção usada em certos instrumentos), o estilo dos vocais e dos suavíssimos “back-vocals” puxam para uma vertente mais popular do rock.
Too Late é mais lenta com as mesmas características “pop”... o que resulta num rock farofão!
Die Hard the Hunter é mais uma música com alguns elementos próximos do heavy metal... Mas não difere muito do restante das músicas... Até que achei esta música boa.
Foolin é mais um “hit” próximo do rock mais popular / farofa, um tanto fácil de memorizar (ou de grudar no cérebro).
Rock of Ages tem um estilo popular talvez mais próximo do “Disco”, o que faz com que eu ache esta música um pop-rock bem brega. Como se não bastasse o próprio estilo da música... o teclado obviamente cafonão também aparece na música.
Come Under Fire e Action! Not Words são “genéricas” do Def… com a mesma produção e estilo, mostram-se comerciais e nada velozes ou pesadas.
Billy Got A Gun, começa num estilo meio “Holy Diver”, porém mais lenta e mais pop.... e o fim desta música...
não sei, não me perguntem!
Indo ao "x da questão":
Já citei que ao procurar informações sobre a banda ou o álbum, encontrei várias vezes a classificação Heavy Metal (ou New Wave of British Metal)... Ao meu ver tudo isso é mentira!
Possivelmente a banda só foi classificada como "metal" por causa do local e época em que começou lançar álbuns... ou porque até o início do anos 80 ninguém diferenciava os gêneros do rock pelas suas características sonoras... Para mim, o heavy metal é uma vertente do rock com sons mais graves e/ou mais velocidade / agressividade e distorções.
Também ouvi o primeiro álbum do Def Leppard e achei a sonoridade bem suave (só que este mostrou uma produção claramente mais rústica)...
Enfim, em minha opinião o álbum Pyromania não é ruim mas... Enquadrando-se numa vertente popular do rock dos anos 80, com produção comercial e uma minúscula “pitada” de heavy metal, Pyromania está mais para um álbum de Glam Rock ou Pop Rock do que para Heavy Metal.
E já que eu ouvi o álbum: Nota 6,0.
The Trooper
Estou escrevendo essa resenha mais de 2 anos depois da postagem do Phantom porque ... ah, porque eu preciso testar um novo template. Bem, Pyromania é um trabalho de puro hard rock, (bem produzido e bem tocado, diga-se de passagem) e esse foi o motivo que o Phantom achou para inventar um post do dia da mentira (só uma desculpa para postar um álbum a mais do que era permitido a ele na época. Mas graças à minha atitude rebelde de não fazer a resenha, seguida pelos outros metalcolatras-marias-vao-com-as-outras, Phantom acabou sozinho e triste, tanto que nunca mais inventou um post de dia da mentira).
Def Leppard possuía na época do Pyromania músicos competentes, os guitarristas Steve Clark e Phil Collen (não confunda com o Phil Collins do Genesis) são o destaque, e vale citar que o baterista, Rick Allen, ainda não havia sofrido o acidente de carro que o fez perder um braço.
Eu conhecia mesmo, somente a manjadíssima Photograph (talvez sem saber quem a tocava) e Foolin', mas quando parei para ouvir o álbum como um trabalho de rock, até que tive uma agradável surpresa, é claro que você tem que estar com um espírito saudosista dos anos 80.
Meu destaque vai para Photograph (a mais Van Halen das faixas), Stagefright (a mais metal) e Foolin' (a mais foda).
p.s.: Billy's Got a Gun é a mais chata do álbum.
p.p.s.: Por admirar o trabalho de Vivian Campbell com o Dio (ele entra no lugar de Steve Clark no DL em 1992), eu prometo tentar ouvir um álbum mais novo do Def Leppard (embora eu saiba que alguns deles estavam bem mais farofentos).
Nota: \m/\m/\m/\m/
Pois é Phantom, não devemos entender NWBHM como uma verdadeira classificação de GÊNERO de metal, pois foi criado menos pelas características sonoras e mais pelas características geográficas.
ResponderExcluirDentro do esquema visual proposto pela "Árvore do Heavy Metal" de San Dunn, e também considerado por vários analistas do estilo, existem algumas vertentes que na verdade são "MOVIMENTOS" de HM, e não propriamente gêneros de HM...
Da mesma forma que você colocou no post do DL, hoje temos algo parecido no NWOAHM, que podemos encontrar bandas de estilos bem diferentes no mesmo movimento. De Evanescence, Korn e Fear Factor até Mastodon, Slipknot e Lamb of God...
Então... existem mais classificações (ou "rótulos") mentirosos por aí.
ResponderExcluirEu acho que os caras do Def nunca planejaram tocar heavy metal, eles tocam rock (hard, glam, sei lá qual é o gênero)... Essa invenção de chamar o Def de banda de metal é coisa da mídia ou de críticos de música pangarés mesmo.
Esse álbum é uma farsa mesmo ... é uma mentira tão grande que eu nem tenho o que escrever sobre ele além de ser uma mentira.
ResponderExcluirDiga isso para o Black Album do Metallica, o Love at First Sting do Scorpions e também para o primeiro CD da Marília Mendonça (hehehehehe). Pyromania é a obra-prima máxima do Def Leppard e você não pode mudar isso.
ExcluirNote que este comentário do Trooper não condiz muito com a resenha dele mesmo. Ele chamou o álbum de farsa mas gostou!!
ExcluirE ainda mentiu sobre as postagens de "Dias da Mentira", pois o disco Power Metal do Pantera aparece aqui no blog como mais uma postagem de 1º de Abril.
Obra-prima do Def Leppard, eu gostar o não, não muda o fato que é um farsa do metal. Foi postado nesse dia pelo Pharofa Lorde justamente por isso. E eu não menti ... ou eu não vi, ou vc postou depois ... aliás, depois que meu boicote deu certo, tenho q ouvir aquela joça e fazer uma postagem.
ExcluirPyromania não é uma farsa do rock, pelo contrário, é um ótimo álbum, maravilhoso do início ao fim e o único do Def Leppard que presta para EU ouvir, pois nunca gostei do resto da discografia deles...
ExcluirÉ um erro de dizer que Pyromania é um classico da NWOBHM, pois o Def Leppard foge totalmente dos padrões NWOBHM neste album, com musicas mais comerciais e pop. NWOBHM foi rotulo que uma revista britanica (que me esqueci nome) chamou todas as novas bandas que estavam surgindo na Inglaterra com o som rapido e pesado e o Def Leppard estava nesse meio é só conferirem On Through The Night e High 'n' Dry. Os dois primeiros albuns realmente são NWOBHM.
ResponderExcluirValeu a participação, Eduardo.
ExcluirEu ainda não ouvi o High n Dry na íntegra, mas ouvi o On Through The Night já faz uns anos. Achei ele bem "leve", talvez eu procure ouví-lo mais uma vez.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDef Leppard é, basicamente, hard rock (e hard dos bons). Concordo que a banda não seja de heavy metal (graças a Deus!), mas de modo algum é cafona ou chata, pelo contrário, tem os backing vocal mais bonitos e bem colocados da história do rock; e as guitarras têm o peso hard e as melodias na medida certa.
ResponderExcluirViva o hard farofa!
Phantom Lord Fala sobre o álbum "Time Tells No Lies" (1981) do Praying Mantis, aquilo que é uma mentira. Desde quando Hard/AOR é NWOBHM? Pra ser NWOBHM tem que tocar Heavy Metal ou suas subvertentes. E sobre o Def Leppard eles sempre se consideraram fora da NWOBHM
ResponderExcluir"Nos equiparar ao IRON MAIDEN era tão ridículo como nos comparar com o DEPECHE MODE. E nós passamos 20 anos tentando dizer ao mundo todo que não somos uma banda inglesa de heavy metal. Agora, se as pessoas finalmente ouvirem as canções que nos influenciaram, talvez possam finalmente compreender." - Joe Elliot
Se considerar é uma coisa....
ExcluirSer de fato é outra....
Ozzy nunca considerou o Sabbath Heavy metal, e Nem Lemmy o Motorhead...
O probelam é que a NWOBHM foi um movimento que teve início no final dos anos 70, onde algumas bandas britânicas da época, uniram forças.
O Def Leppard, em seu in[icio de carreira, tocava sim Heavy Metal, ( só escutar os dois ábuns anteriores a esse ).
E sim, diversas bandas pertencentes a este movimento, tocavam Hard/Heavy,
Algumas eram mais Speed.
Precisa ser lembrado que a New Wave NUNCA foi um estilo de música.
Apesar da grande maioria das bandas pertencentes até terem alguma similaridade musicalmente falando, outras poucas divergiam bastante do som, ..mas isso nunca fez elas serem ´´retiradas´´ do tal movimento.
O Elliot, agora, depois de mais de 30 anos, pode falar o que quiser, pois agora, o Def Leppard não passa de uma banda de Pop Rock meloso.
Este comentário foi removido pelo autor.
Excluir