terça-feira, 27 de setembro de 2011

Led Zeppelin - Led Zeppelin IV

O álbum Led Zeppelin IV, lançado em 1971 pelo Led Zeppelin foi escolhido por votação aberta na disputa entre este e Highway to Hell.




Phantom Lord

Após ouvir “trocentas” músicas do Led nas programações das radios por aproximadamente 10 anos (entre 1996 e 2006), ouvi os 4 primeiros álbuns de estúdio destes “dinossauros” do rock. A sonoridade (principalmente nos 2 primeiros discos) me pareceu bastante próxima do blues. Mas o que impressiona são as músicas do tipo “rock pauleira”. De onde os caras tiravam tais idéias? Talvez foram inspiradas em algumas músicas de bandas como Cream e Jimi Hendrix?... Definitivamente estas músicas do Led devem ter servido de inspiração para diversas bandas dos gêneros mais pesados do rock (como o metal).

Sem dúvida alguma, o álbum que mais me chamou atenção entre estes quatro do Led Zeppelin foi o Led Zeppelin IV. Black Dog e Rock n Roll, são aquelas músicas que todos já ouviram em algum lugar... estes dois clássicos foram tocados inúmeras vezes nas rádios, sendo a segunda faixa a minha música favorita feita por esta banda. The Battle of Evermore mostra um pouco de experimentalismo... Stairway to Heaven é um hino mega-idolatrado do rock, definitivamente uma boa música. Misty Mountain Hop é mais um criativo e bom rock... daqueles que também tocaram várias vezes nas rádios-rock. Four Sticks... ta aí uma música diferente, na verdade até esquisita. Going to Califórnia é razoável... um acústico um tanto “deprê”. Para finalizar When the leeve Breaks também é boa. Estranho como eu tenho a impressão de que todas as músicas deste disco tocavam na rádio frequentemente, talvez este seja o trabalho mais comercial e/ou divulgado do Led Zeppelin... e o melhor deles também.
A sonoridade varia bastante, não parecendo repetitiva em momento algum, enfim Led Zeppelin IV é um grande álbum... um clássico do Rock.

Nota 7,8.


The Trooper
3
Um clássico, não há muito mais o que dizer sobre este álbum. O instrumental é envolvente e algumas composições extraordinárias, arrisco a dizer que, se você excetuar todas as letras que falam de "pegação", temos o fundamento do power metal (The Battle for Evermore e Stairway to Heaven). É claro que este é um álbum de rock'n roll, com uma pegada de blues, leve em consideração a época e quantas vezes aparece nas letras alguma garota com flores no cabelo, e embora algumas faixas (explicitamente Rock And Roll) sejam a epítome do rock'n roll, outras tem uma pegada muito light, logo, minha nota segue meu gosto pessoal mais pesado, mas é impossível desmerecer o trabalho desses caras, que inovaram em sua época e construíram algo lendário que é o alicerce de tudo o que nós metaleiros gostamos hoje em dia (junto com os pedreiros do Sabbath e outros).
Destaque para Rock and Roll e Stairway to Heaven, que é, com certeza, uma das melhores músicas já criadas até hoje, em todos os quesitos.

Nota: 7,5.

The Magician

Em minha opinião, a maior banda de rock de todos os tempos.

Se “The Beatles” alimentou o Rock no mainstream por dez anos (60’s aos70’s), o Led Zeppelin foi o grande responsável por continuar esta saga por mais dez (70’s aos 80’s). Não estou desmerecendo o resto do cenário com sua pluralidade e profusão de bandas grandiosas que existiram durante este período e que foram também fundamentais para concepção e maturidade do Rock’n Roll, mas estou dizendo que o Led foi a maior delas e os outros de uma forma ou de outra “corriam atrás”.

Além disso, acredito que a música de Plant, Page e Cia. foi a grande responsável por criar o Hard Rock, o verdadeiro“coração do Rock”.

Sobre a banda e sua formação há de se dizer que era um dos Dream Teams da cena inglesa da época, não foi um acerto de primeira e houve muitas experimentações até a formação do Zeppelin de Robert, Bonham, Jones e ele: Jimmy Page.

Todos sabem sobre a nítida qualidade dos vocais, do contra baixo e da bateria do grupo, mas com certeza a mente mais brilhante era responsável pela super-premiada guitarra Ledzeppeliana.O cara começou como músico de estúdio e suas interpretações estão em músicas como“Twist and Shout” e “Girl You Really Got Me” sob a estampa da gigante EMI. Tocou ao lado de Eric Clapton, Jeff Beck e era um dos grandes nomes da cena mesmo antes de inventar o Led Zeppelin.

Em meu entendimento Page foi responsável por sofisticar os arranjos criados por seus antecessores, que antes eram moldados com levadas sobre bases de acordes primários para sustentar a melodia vocal da mesma forma que funciona um leito de um rio; Page (e sua geração de guitarristas) dava muito mais ênfase aos floreios e aos riffs“desenhados”, o que motivou de certa a forma a visibilidade da guitarra na frente dos outros componentes das bandas de Rock. Esses riffs progressivos são a marca registrada de Page, que lembram em alguns casos uma breve evolução sobre uma escala (como em “Black Dog”) e com o uso de mais um ou dois acordes nos versos, eram o suficiente para nortear uma música inteira; tamanha a riqueza e criatividade colocadas nessas linhas de composição.

Alem disso o músico criou solos e construções melódicas emblemáticas, como no caso de “Stairway to Heaven”, música que por si só, merecia um post exclusivo aqui no blog.

Entendo Jimmy Page e Richie BlackMore (guitarrista e co-criador do Deep Purple) como uma espécie de reencarnação de Beethoven e Mozart nos tempos modernos, suas idéias e abordagens reconfiguraram o panorama musical da época e definiram axiomas para o conceito do Rock And Roll e de suas gerações sucessoras.
Cinco das sete músicas em “Led Zeppelin IV” são verdadeiros clássicos, e uma é obra-prima (provavelmente a maior de todas elas); nota: 9 ou \m/\m/\m/\m/\m/.

Pirikitus Infernalis

Banda lendária no blog, é hora de Led Zeppelin. O quarteto mais queridinho da Kiss FM chega aqui com o seu poderoso Led Zeppelin IV.

Este cd possui músicas que mesmo quem não gosta de rock conhece, como Stairway to Heaven, Black Dog, Rock and Roll e Going to California. Talvez Misty Mountain Top seja conhecida por alguns, mas não podemos parar por ai.

O Zeppelin provavelmente disputava com o Doors (e talvez SteppenWolf e Jethro Tull estejam na parada) sobre quem era a banda mais chapada e viagem dos anos 70. Alguns sons que eles fazem é uma trip pra outro planeta, e isso as vezes pesa. Isso é o que se percebe em músicas como The Battle of Evermore, Four Sticks e When the Levee Breaks. Os caras são bons demais, porém qualquer viagem excessiva cansa até mesmo os mais empolgados viajantes.

Devo concordar com nosso amigo Magician sobre a importância de Jimmy Page nesse cd, nessa banda e na história do rock. Esse cara transforma riffs, acordes e solos em poesia, e isso não é exagero não, a guitarra de Stairway to Heaven (que solo é aquele? Eu tenho CADA NOTA memorizada no cérebro) deve estar entre as Top10 das mais belas do rock. John Bonham sempre merece destaque, provavelmente o bateria com o maior swing da história. Robert Plant lidera a trupe, se bem que seus gemidos excessivos me irritam.

Um cd que possui seu lado brilhante e seu lado hippie.

PS: ACDC > Led Zeppelin

Ps²: Cuidado com o excesso de Led tocado na Rádio Kiss FM, isso pode fazer você começar a pegar raiva da banda...

Top 3: Black Dog, Rock and Roll e Stairway to Heaven. A mais chatinha é a Four Sticks.

Nota: Normalmente ele levaria 7,5, porém Stairway to Heaven carregou um 8 nas contas.


6 comentários:

  1. Stairway to Heaven ganhou de Highway to Hell por um ponto...
    será que é porque o bem sempre vence?
    ¬¬'

    ResponderExcluir
  2. Não tenha dúvidas, se não fosse por isso, o cd do Led nunca em nenhum universo teria força suficiente pra ser melhor que o Highway to Hell...

    ResponderExcluir
  3. AC DC é bom demais, agora comparar com LED não dá né ? Led ganhou por um voto pq eu não votei, senão seriam pelo menos 2 votos de diferença!! Um album com Rock n' Roll, Black Dog e Stairway to Heaven é no mínimo fantástico. Todos no mundo deveriam escutar esse álbum pelo menos umas 4 mil vezes.

    ResponderExcluir
  4. Então, ô bando de corneteiros... Tal assunto devia estar no post do duelo mas já que vocês começaram ele aqui...
    Votei no Led porque este é o melhor trabalho desta banda e mais impactante e variado do que o Highway to Hell em minha opinião.
    Se fosse um duelo contra o Back in Black a história seria diferente.

    ResponderExcluir
  5. Não citei o Metal na resenha, pois Led Zeppelin transcende, influenciou de Heavy Metal a New Age...

    ResponderExcluir
  6. Dois homens condenados à cadeira elétrica foram levados para a mesma ante-sala no dia da execução.
    O padre lhes deu a extrema-unção, o carcereiro fez o discurso formal e uma prece final foi rezada pelos participantes.
    O carrasco, voltando-se ao primeiro homem, perguntou:
    - Você tem um último pedido?
    - Tenho. Como eu adoro forró, axé e arrocha, gostaria de ouvir o CD do Calcinha Preta, Saia Rodada, Calypso, Mulheres Perdidas, Cavaleiros do Forró, Moleca 100 Vergonha, Banda Faraós, Aviões do Forró, e pela última vez antes de morrer, se for possível, o CD do Robério e seus teclados, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Luan Santana, João Bosco e Vinícius, Fernando e Sorocaba, Frank Aguiar e pra encerrar, o Belo.
    - Ok, tudo bem. Seu pedido será realizado - respondeu o carrasco.
    O carrasco virou para o segundo condenado e perguntou:
    E você, qual seu último pedido?
    - Posso morrer primeiro?
    e-mail: educacao1saude2seguranca3@gmail.com

    ResponderExcluir